O município de Presidente Figueiredo promove neste fim de semana (23 a 25 de setembro) a Festa do Cupuaçu, uma das frutas mais saborosas e queridas dos amazonenses. Apesar da popularidade da fruta, Figueiredo tem um outro “astro”: o Galo da Serra, um dos mais bonitos pássaros da Amazônia. Confira as características deste belo exemplar da fauna amazônica.
Tamanho
Mede 28 centímetros de comprimento. O macho é de cor laranja e inconfundível; a fêmea é marrom-escura, parecendo preta à distância. O topete do macho, que lhe dá o nome de galo, pode ser movimentado pela ave, como um leque, chegando a cobrir o bico, o que confunde a quem o observa sobre qual o lado que a ave está olhando.
Cor e topete
O topete do macho é maior que o da fêmea. A plumagem do jovem é escura, como a da fêmea, e começa a mudar no segundo ano de vida, e somente no terceiro ano fica totalmente laranja.
Bicho solto
É uma ave que não sobrevive em cativeiro. Com o passar do tempo, vai perdendo a coloração laranja vivo, passando para o amarelo, e em poucos anos vem a óbito.
Bom gosto alimentar
É um animal essencialmente frugívoro, mas também caça insetos, lagartixas e rãs. Entre os frutos mais consumidos estão o açaí e a bacaba. Ele evita, contudo, a fruta símbolo do município: o cupuaçu.
Reprodução
O casal fica próximo às rochas típicas do município, aonde os machos se reúnem para exibir-se de forma individual para as fêmeas. Consumada a copulação, o casal faz ninho de barro e gravetos em forma de taça, em terreno rochoso ou cortado pela erosão em ambiente bem úmido e sombreado na mata primária. A fêmea coloca dois ovos manchados que são chocados apenas por ela durante 27 a 28 dias. Seu período de reprodução vai de novembro a abril.