29.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Curiosidades de Dom Leonardo, o primeiro Cardeal da Amazônia

Publicado em:

- Anúncio -

Neste sábado, 27, em Roma, o Papa Francisco vai criar o Cardeal Arcebispo Metropollitano de Manaus, Dom Leonardo Steiner. Na burocracia da Igreja Católica, ele passará a ser tratado como Dom Leonardo Cardeal Steiner e além da Diocese de Manaus será designado para ser o arcebispo de uma igreja em Roma. Confira curiosidades sobre Dom Leonardo e seu novo posto na igreja.

Consistório

Dom Leonardo será criado Cardeal ao lado de outros 20 arcebispos católicos, sendo que o arcebispo de Brasília, dom Paulo Cezar Costa, será o outro brasileiro da lista. Eles vão compor o colégio cardinalício, que atualmente tem 209 cardeais. Destes, 117 têm menos de 80 anos e são eleitores, portanto podem ser eleitos papa em substituição a Francisco, no caso de morte ou renúncia dele. Dom Leonardo, de 71 anos, estará neste grupo.

Catarinense

Dom Leonardo é natural de Forquilinha, um pequeno município de Santa Catarina formado por imigrantes alemães. Ele será o segundo prelado nascido no município a se tornar cardeal da igreja Católica, posto que o primeiro foi Dom Paulo Evaristo Cardeal Arns. Foi exatamente Dom Paulo que celebrou a missa de ordenação de dom Leonardo em 1978.

Primeira Diocese

O novo Cardeal foi nomeado bispo em 2005 pelo papa João Paulo II e designado para a prelazia de São Félix do Araguaia, no Pará, onde substituiu Dom Pedro Casaldáliga, que construiu na região uma bela e polêmica história de defesa dos mais frágeis e contra posseiros e grileiros. Ele ficou neste posto até 2011, quando foi nomeado bispo auxiliar da Diocese de Brasília. Neste posto foi eleito duas vezes secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em 2019, Francisco o nomeou para substituir Dom Sérgio Castriani, que havia renunciado a Diocese de Manaus por problemas de saúde. No mesmo ano a CNBB o designou para ser presidente da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia.

Amazônia valorizada

Ao contrário dos demais cardeais da igreja católica brasileira, que são denominados vigários de suas dioceses, como Dom Paulo Cezar Costa que será conhecido como cardeal de Brasília; de dom Orani João Tempesta, cardeal do Rio de Janeiro, ou Dom Sérgio da Rocha, cardeal de Salvador e primaz do Brasil; Dom Leonardo não será chamado de cardeal de Manaus, onde é o bispo metropolitano, mas sim Cardeal da Amazônia. Essa será uma referência e uma valorização que o papa Francisco quer emprestar a toda a região.

Cardeais brasileiros

Com a nomeação de Dom Leonardo e Dom Paulo Cezar, o Brasil passa a contar com 24 cardeais em sua história católica. O primeiro foi Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, nomeado em 1905, pelo papa Pio X, para a diocese do Rio de Janeiro. O mais famoso foi Dom Aloisio Lorscheider, que no conclave de 1978 se tornou o primeiro brasileiro a receber votos numa eleição para papa. No atual momento também destaca-se a posição de Dom Sérgio cardeal Rocha, que é o titular da igreja primaz do Brasil, em Salvador (BA).

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Águas de Manaus  - Campanha Zera Dívida
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Youtube - Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

| Compartilhar

Mantenha-se conectado

Youtube - Rede Onda Digital

Mais lidas

- Anúncio -
TV Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads
- Anúncio -