24.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

TV Onda Digital AO VIVO

ao vivo

ao vivo

Conheça a fruta amazônica que é conhecida como o tomate da região

Publicado em:

- Anúncio -

Fruta nativa da Amazônia Ocidental e domesticada há séculos pelos índios pré-colombianos, o fruto é rico em minerais, aminoácidos, ácido cítrico, tem baixo teor de gordura e alto teor de umidade.

Tempero

No Peru e Colômbia o cubiu recebe o nome de ají de cocona e usado em receitas tracionais, sendo a principal delas uma “salsa” que enriquece como acompanhamento variados pratos salgados. É um molho muito especial e esperado nos jantares e almoços nestes dois países.

Multiuso

Na Amazônia, o cubiu é usado pelas populações tradicionais como alimento, medicamento e cosmético. Imensurável é a riqueza contida na biodiversidade de nossa floresta Amazônica. O Cubiu é uma fonte significativa de compostos bioativos, como clorofilas, flavonóides e carotenóides.

Potencial

O cubiu é ainda chamado de “A fruta do século” por conter um alto teor de Niacina (vitamina B3), um princípio ativo também contido na berinjela (contém 3 vezes mais que a berinjela). Com propriedades provenientes da sua riqueza em vitaminas, o cubiu é considerado uma dádiva pelos povos amazônicos.

Mais riqueza

Além da Niacina, o cubiu também é muito rico em fibras, fósforo, vitamina C e pectina, substância utilizada para dar ponto em doces e geléias.

Medicina tradicional

Os índios peruanos Waonrani utilizam seus galhos, folhas e raízes como poderoso cicatrizante e analgésico em ferimentos externos, queimaduras e contra picadas de aranha bem como seu suco é utilizado para dar brilho e revitalizar os cabelos.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Rádio e TV Câmara
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

| Compartilhar

Últimas Notícias

- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
TV Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Rádio Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -