A Amazônia é um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo e o maior do Brasil. Com um território gigantesco, o conjunto de ecossistemas abrange a Floresta Amazônica compartilhada entre nove países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela. A Floresta possui mais de 40 mil espécies de plantas, 1.300 espécies de pássaros, 3 mil tipos de peixes, 430 classes de mamíferos e 2,5 milhões tipos de insetos. Vem conferir 5 curiosidades dessa riqueza chamada Floresta Amazônica!!
Rio Amazonas, o maior do mundo
O Rio Amazonas nasce na Cordilheira dos Andes em Peru, e é o maior do mundo em extensão e volume de água. Por algum tempo, acreditava-se que o rio Nilo era o maior do planeta, porém, estudos recentes mostram que o Amazonas possui 6 868 km de extensão, o que comprovou que é o maior em comprimento e volume. Outra curiosidade, é o fenômeno chamado “pororoca”, que é quando as águas oceânicas sobem, em razão da maré alta, e invadem a desembocadura do rio, provocando um estrondoso choque e um grande barulho, além de arrancar árvores nos barrancos.
Peixe-boi o maior mamífero aquático da Amazônia
O peixe-boi é o maior mamífero que existe no ecossistema do Rio Amazonas, o animal pode medir até três metros e pesar 450 kg. No mundo existem quatro tipos de peixes-boi, o da Amazônia é o único que vive em água doce e é o menor da espécie. O mamífero é herbívoro, ou seja, se alimenta somente de algas, aguapés e capim aquático. Os peixes-boi adultos conseguem ficar debaixo d’água por até 20 minutos, porém os filhotes têm um metabolismo rápido, então, precisam respirar com maior frequência. O período de gestação é de 12 meses, e o filhote fica com a mãe por mais de dois anos.
Tartaruga-da-Amazônia
Outro animail incrível da maior floresta do planeta é Tartaruga-da-Amazônia, que pode chegar a um metro de comprimento e pesar mais de 100 kg. A espécie da água doce, é semelhante a do mar, quase nunca sai da água, somente as fêmeas quando estão no período reprodutivo, depositam seus ovos nas praias do rio, e rapidamente os enterram. Após isso, as tartarugas fêmeas logo voltam para o rio.
Flora amazônica exclusiva – Vitória Régia
Com um aspecto exuberante e ornamental, a Vitória Régia é uma das maiores plantas aquáticas do mundo. Uma única folha da planta nativa da região amazônica, pode chegar até 2,5 metros de diâmetro. Para que a espécie viva por cerca de dois anos é necessário que o nível da água seja alto, caso contrário, a planta não consegue sobreviver por muito tempo.
Onça-pintada – terceiro maior felino do mundo
A exuberante Floresta Amazônica possui a onça-pintada em seu ecossistema, único animal representante do gênero Panthera, que inclui os leões, leopardos e tigres. A onça é considerada a rainha da floresta e é um bicho solitário, maior carnívoro da América do Sul. Com suas habilidades, consegue caçar capivaras, peixes, veados e até mesmo os jacarés, ao fazer uso dos fortes músculos, dentes afiadíssimos e também de sua mordida eficaz.