Vento no rosto e disposição para encarar a rotina. Andar de bicicleta é uma atividade que traz inúmeros benefícios e segue no gosto popular dos amazonenses. Por aqui, além de ser uma opção para manter a saúde em dia, é possível encontrar cenários belíssimos durante o passeio. Confira cinco lugares imperdíveis para andar de bicicleta no Amazonas.
Ponta Negra
Tem uma ciclofaixa improvisada que se estende da frente do Comando Militar da Amazônia até a região da Marina do Davi, num trecho de aproximadamente quatro quilômetros. As quartas e domingos tem o projeto faixa liberada, que fecha um lado da pista para práticas desportivas, entre elas o ciclismo, do início da estrada, na entrada do antigo Tropical Hotel, até a rotatória de entrada da avenida do Turismo.
Alphaville
Para quem gosta de intenso contato com a natureza, o complexo viário de acesso ao condomínio Alphaville virou um espaço privilegiado. Com pouca circulação de veículos, o local é ideal para passeios acompanhados e para curtir floresta, bichos que aparecem de vez em quando e igarapés que desaguam no Tarumã.
Campus da Ufam
O espaço é privado, mas se você tiver um ufaniano para te guiar pelas trilhas da maior floresta urbana do nosso País, vale muito a pena o passeio do tipo cross em contato direto com a natureza. Embora não tenha uma ciclovia ou ciclofaixa, o complexo viário do Campus é tradicionalmente usado por ciclistas para passeios acompanhados e relativamente seguros.
Complexo viário da ponte Rio Negro
Certamente o melhor e mais seguro lugar para um passeio da bicicleta em Manaus, já no limite com o município de Iranduba. São aproximadamente dez quilômetros de pista de acostamento que é costumeiramente usado por ciclistas em treinamento, o pessoal da caminhada e também por quem só quer dar um passeio com a “magrela”. O visual é outro atrativo, principalmente se você tiver disposição para subir a ponte e no meião observar o por do sol no fim da tarde.
BR-319
A estrada mais polêmica do Brasil tem algumas características que favorecem um bom passeio de bicicleta. A pista, até o km 200, já no município de Manaquiri, é plana, tem poucos obstáculos naturais e o visual da natureza nas margens é sensacional. Buracos eventuais demandam atenção do ciclista, bem como a necessidade de levar uma boa reserva de água para re-hidratação.