A Praça 14 de Janeiro é um dos bairros mais tradicionais de Manaus, e localiza-se na zona Sul da cidade. De acordo com estimativas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (SEDECTI), sua população é de 12.117 habitantes. A vida econômica, cultura e religiosa é um dos marcos da comunidade.
Veja onde estas características são mais fortes!
Santuário de Nossa Senhora de Fátima
Instalada bem no centro do bairro, na avenida Tarumã, a igreja, com sua arquitetura característica e redonda, é um santuário importante para os católicos amazonenses. Desde 1976, abriga a cruz feita em madeira de lei para representar o 9º Congresso Eucarístico Nacional realizado na capital.
Quilombo de São Benedito
A comunidade Barranco de São Benedito, foi o segundo quilombo urbano certificado do país, no ano de 2014. O quilombo está localizado na zona Sul, no Bairro da Praça 14 de Janeiro. Há 129 anos, os descendentes de Dona Maria Severa Nascimento Fonseca vivem naquele lugar e mantém a tradição da comunidade viva.
Careca Lindo
Um dos points mais frequentados da Praça 14, é o lanche do “Careca Lindo”, localizado numa área fortemente ocupada por lojas de veículos, oficinas e auto-peças, garante uma forte clientela para o local, que serve sucos variados, vitaminas e salgados que agradam a clientela.
Vitória Régia
É o berço do samba amazonense. Inspirada na Estação Primeira de Mangueira, do Rio de Janeiro, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Vitória Régia começou como Escola Mista da Praça 14 e tinha como influência cultural, os frequentadores do quilombo Barranco de São Benedito. Ao lado da Andanças de Ciganos, é a mais antiga escola de samba de Manaus e segue em atividade.
Canto da Peixada
O restaurante é uma referência da culinária do Amazonas, e traz em seu cardápio uma variedade enorme de peixes e formas de cocção, que vão do cozido ao escabeche. Em 1980, o local ficou ainda mais famosos por receber a ilustre presença do papa João Paulo II, quem visita ao Brasil, almoçou no Canto da Peixada.