25.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Avenida Constantino Nery abriga as principais arenas esportivas manauenses

Publicado em:

- Anúncio -

O manauense adora esportes e o sucesso da Copa do Mundo de 2014 e das Olímpiadas de 2016, quando a Arena da Amazônia foi lotada, é uma prova desta paixão. E uma das principais vias públicas da cidade, a avenida Constantino Nery abriga algumas das principais arenas para a prática desportiva na capital. Confira!

Arena Amadeu Teixeira

A Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira foi inaugurada em 2006 e homenageia o técnico de futebol que ficou mais de 40 anos no comando do América Futebol Clube, time que disputa o campeonato amazonense. Com capacidade para mais de dez mil espectadores, é o segundo maior e mais moderno ginásio poliesportivo da Região Norte, ficando atrás apenas da Arena Guilherme Paraense em Belém. Já sediou várias competições internacionais, como o Campeonato Sul-Americano de Voleibol Masculino Sub-21 (2006), a Copa América de Voleibol (2007) e o Grand Prix de Futsal (2011).

Arena da Amazônia

Construída para sediar jogos da Copa do Mundo de 2014, está localizada no mesmo local antes ocupado pelo estádio Vivaldo Lima. O arquiteto autor de seu projeto é Ralf Amann do escritório alemão GMP. Apesar de receber a pecha de “Elefante Branco” , é uma das poucas arenas construídas para a copa que tem multiuso, recebendo shows, feiras, jogos de campeonatos locais e nacionais, como o Brasileirão de futebol das séries C, onde o Amazonas está representado pelo Manaus FC, e D, que neste ano teve o São Raimundo, já eliminado, e o Amazonas FC, que segue na disputa.

Ginásio Renê Monteiro

Até a construção do ginásio Berg Guerra, em São Jorge, a arena Amadeu Teixeira, no Alvorada, o Renê Monteiro, na Chapada, foi até o início dos anos 2000, o principal ginásio de esportes amadores de Manaus. Com capacidade para três mil espectadores, recebeu jogos de seleções nacionais, mas seu auge foi quando houve as competições dos Jogos Estudantis. Nos anos 80, por exemplo, era a “casa” da seleção de handebol da escola Sólon de Lucena, que cedeu para seleções brasileiras atletas como Piolho, Toronto e Aninha.

Ginásio do Olímpico Clube

O clube dos cinco aros, no bairro Presidente Vargas, zona Centro-Sul, foi o primeiro a ter um ginásio esportivo próprio e nos anos 70 foi o palco de vários jogos de seleções nacionais, como a de basquete que tinha craques como Marquinhos, Marcel e Oscar, jogadores que foram medalha de bronze no mundial de 1978, e campeões pan-americanos de 1987 em Indianapólis, vencendo a poderosa equipe dos Estados Unidos. Atualmente o estádio está desativado.

Aristophano Antony 

O ginásio do Rio Negro Clube, não fica exatamente na avenida Constantino Nery, mas na continuação dela: a avenida Epaminondas. O ginásio abriga aproximadamente 2,5 mil espectadores e seu auge aconteceu na segunda metade da década de 80, quando foi a casa da equipe de vôlei Jonasa, que disputava a série A do campeonato brasileiro de vôlei, oportunidade em que o time local enfrentou a Pirelli, de William e Xandó, e a Atlantica Boa Vista, que tinha Renan e Bernard, todos atletas vice-campeões olímpicos de 1984.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Siga-nos no Threads
Águas de Manaus  - Campanha Zera Dívida
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo

| Compartilhar

Mantenha-se conectado

Siga-nos no Threads

Mais lidas

- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads
TV Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
- Anúncio -