A fauna amazônica é vasta e Manaus tem o privilégio de contar com a presença de alguns animais que embelezam tanto a zona urbana, quanto as áreas mais remotas da capital amazonense.
Sauim-de-coleira
O sauim-de-coleira, também conhecido como sauim-de-Manaus e sauim-de-duas-cores, é um sagui encontrado na Amazônia brasileira, mais especificamente em partes dos município de Manaus, Rio Preto da Eva e Itacoatiara. São tão simpáticos quanto os manauaras.
Jacarés-tinga
Assim como as capivaras, famílias inteiras de jacarés-tingas podem ser observados ao longo de igarapés como o Mindu, Quarenta e Franceses. Integrados, estes animais vivem em segurança e nunca ameaçam os manauenses.
Cachorros caramelo
O conhecido vira-latas é uma espécie de símbolo dos bares manauenses, onde eles são alimentados e cuidados pelos frequentadores. O caramelo já é até tema de algumas bandas de carnaval nestes bares mais tradicionais e frequentados de Manaus. Na Universidade Federal do Amazonas, por exemplo, é lendário o vira-latas D’Banda, que morreu , mas todos os anos é lembrado por sucessivas gerações de universitários.
Capivara
Nas margens dos igarapés que cortam a cidade é possível ver famílias inteiras de capivaras. O animal é o maior roedor do mundo e cada individuo chega a pesar 91 quilos e medir até 1,2 metro de comprimento e 60 cm de altura. A pelagem é densa, de cor avermelhada a marrom escuro. Nas Zonas Oeste e Centro-Oeste, os bandos podem ser vistos cruzando avenidas como a desembargador João Machado e Futuro.
Carapanã
O mosquito é endêmico da região, principalmente por conta das matas e igarapés. Eles são pequenos e sua principal característica é o zumbido que faz ao se aproximar da pelo do homem para sugar seu sangue. Em outros Estados são conhecidos como muriçoca, pernilongo, sovela ou mosquito-prego.