Uma das principais estrelas do Festival Folclórico de Parintins estará, pela primeira vez desde 1994, fora da arena do bumbódromo. Sem contrato com Garantido ou Caprichoso, o levantador de toadas David Assayag ficou de fora dos álbuns com as toadas oficiais e não tem presença assegurada nos três dias de folia na Ilha Tupinambarana.
David Assayag chegou a postar uma mensagem nas redes sociais após o Garantido liberar o álbum com as toadas para o Festival, no último final de semana, lamentando não ter sido chamado para gravar as toadas, mas logo depois apagou.
O levantador é a voz mais importante da toada dos últimos trinta anos, mas a performance no festival do ano passado pelo Garantido frustrou a galera vermelha e branca, que preferiu a voz de Sebastião Júnior, responsável pelos vocais no álbum deste ano. Logo após o Festival do ano passado, David pediu o rompimento do contrato com o Garantido, o que foi feito. Para este ano ele não participou da seleção das toadas e nem da produção. Tampouco foi chamado para voltar ao Caprichoso, bumbá que defendeu por mais de dez anos.
A carreira de David se confunde com a do festival e também com o ritmo das toadas. Foi por meio da voz dele que a toada Vermelho, de Chico da Silva, invadiu o Brasil num dueto com a cantora Fafá de Belém. Outro clássico que ficou marcado na voz do Imperador foi Lamento de Raça, de Emerson Maia. As duas toadas são consideradas as mais importantes do Garantido na fase pós inauguração do bumbódromo, em 1988.
Leia mais:
Cantor Belo é atração de festa em Parintins
Governo do Amazonas faz parceria com Unicef para combater exploração sexual no Festival de Parintins
Pelo Caprichoso também estão na voz de David duas das principais toadas deste século: Viva a Cultura Popular e Sensibilidade, que fala do sentimento do próprio levantador ao “sentir” o festival por outros sentidos que não a visão.
A saída de David Assayag ainda pode ser revertida, mas até o momento nem o Garantido e nem o Caprichoso têm planos para o artista que marcou a história do Festival Folclórico de Parintins.