30.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

TV Onda Digital AO VIVO

ao vivo

ao vivo

Roteiristas de Hollywood entram em greve, ameaçando filmes e séries

Publicado em:

- Anúncio -

Teve início nesta terça, 2, uma nova greve de roteiristas em Hollywood. O sindicato de roteiristas, o WGA, anunciou a paralisação das atividades de milhares de roteiristas de televisão e cinema da indústria norte-americana.

Esta paralisação ocorre após o fracasso de negociações entre o sindicato e com os principais estúdios e plataformas para um aumento de salários. Como efeito imediato, ocorrerá a interrupção imediata de programas de sucesso, como os “late-night shows”. Espera-se que filmes e séries que deveriam estrear este ano também sofram atrasos.


Leia mais:

5º Festival de Cinema da Amazônia abre inscrições

Nasce primeiro filho do ator Daniel Radcliffe


Além de melhores salários, os roteiristas buscam garantias de estabilidade e remuneração maior de lucros gerados pela transmissão das produções por streaming. Hoje em dia, esses profissionais já recebem menos devido à menor quantidade de episódios sendo produzidos em séries no geral, e na maioria dos casos aceitam salários fixos enquanto canais de TV empregam menos pessoas para escrever séries cada vez mais curtas.

Além disso, outra grande questão são os “direitos residuais” ou residuals, em inglês. Geralmente roteiristas recebem um percentual ou uma taxa fixa a cada vez que um episódio ou filme é reproduzido. Como as plataformas de streaming muitas vezes se negam a divulgar dados sobre total de visualizações de episódios, os profissionais nos últimos anos acabam recebendo apenas um pagamento anual fixo, e o sindicato alega que esse valor repassado é “baixo demais em vista do maciço reaproveitamento internacional” das séries e programas nos quais trabalham.

A última greve de roteiristas em Hollywood aconteceu entre 2007 e 2008 e demorou 100 dias, causando grandes prejuízos à indústria. Na época, o recebimento de residuals por vendas de DVDs e Blu-rays era a principal questão; atualmente esse problema é mais difícil de ser resolvido devido à política dos streamings, que não revelam seus dados, e estão sob pressão para reduzir os orçamentos de suas produções devido à estagnação no número de assinantes.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Últimas Notícias

- Anúncio -
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
TV Onda Digital
Rádio Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -