O Museu do Ipiranga, um dos principais museus de São Paulo, vai reabrir para o público no dia 8 de setembro. Fechado desde 2013, o edifício-monumento, que é tombado como Patrimônio Histórico Municipal, Estadual e Federal, será reaberto como parte das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil.
As obras para viabilizar o novo Museu do Ipiranga contaram com R$ 183 milhões autorizados via Lei Rouanet, a principal ferramenta de fomento à cultura no país. Por meio da lei, os projetos recebem uma chancela federal que se reflete em isenções fiscais a apoiadores da ação, quer sejam empresas ou cidadãos comuns.
Apesar da inauguração do museu estar agendada para o mês que é comemorado a independência do Brasil, as primeiras exposições serão somente em novembro. A primeira exposição após a reabertura será sobre a Independência do Brasil e a perspectiva é receber 1 milhão de visitantes por ano.
Depois da reforma concluída, o museu terá duas amplas entradas, bilheteria, um auditório para 200 pessoas, espaço educativo, café, loja e sala de exposição temporária.