Nesta quarta (4/6), o site da banda norueguesa a-ha divulgou que o seu vocalista, Morten Harket, de 65 anos, foi diagnosticado com a Doença de Parkinson. O artista também falou sobre a habilidade de cantar após descobrir a doença.
“Não tenho problema em aceitar o diagnóstico. Com o tempo, levei a sério a atitude do meu pai de 94 anos em relação à forma como o organismo gradualmente se rende: ‘Uso o que funciona'”, mencionou em texto assinado pelo autor e biógrafo do a-ha, Jan Omdahl.
Harket, que é pai de cinco filhos, falou em seu comunicado que somente algumas pessoas no círculo íntimo do cantor sabiam que ele estava doente. Ele também declarou que está fazendo tratamento. Harket disse:
“É um difícil equilíbrio entre tomar a medicação e controlar seus efeitos colaterais. Há tanta coisa para ponderar quando você está emulando a maneira magistral como o corpo lida com cada movimento complexo, ou com questões e convites sociais, ou com a vida cotidiana, em geral”.
Harket também disse que se submeteu, em junho de 2024, a um procedimento neurocirúrgico no qual eletrodos foram implantados profundamente no lado esquerdo do cérebro. Já em dezembro do ano passado, ele foi submetido a um procedimento semelhante no lado direito do cérebro, que também foi bem-sucedido. Ambos os procedimentos tiveram como objetivo amenizar o impacto dos seus sintomas.
Na nota, ele ainda diz não saber se consegue cantar atualmente:
“Não sinto vontade de cantar, e isso é um sinal para mim. Tenho a mente aberta em relação ao que acho que funciona; não espero conseguir ter controle técnico total. A questão é se consigo me expressar com a minha voz. Do jeito que as coisas estão agora, isso está fora de questão. Mas não sei se conseguirei fazer isso em algum momento no futuro”.
Leia mais:
Claudia Leitte lança música com tom religioso e levanta rumores de mudança para o gospel
Banda de rock “Titãs” lança clipe totalmente feito com Inteligência Artificial
A carreira do a-ha
A banda se tornou símbolo musical dos anos 1980, alcançando enorme sucesso com músicas como “Take on Me”, “Hunting High and Low”, “The Sun Always Shines on TV”, “Crying in the Rain” e “The Living Daylights”, que foi tema do filme de James Bond “007 Marcado para a Morte”, lançado em 1987.
O a-ha encerrou suas atividades oficialmente em 2010. Porém, a banda se reuniu em 2015 para turnê comemorativa de 30 anos de carreira, e lançou um novo álbum. No total, o a-ha já vendeu mais de 100 milhões de discos, entre singles e álbuns combinados.
Com informações de CNN Brasil.