Faleceu hoje, aos 94 anos de idade, o ator norte-americano Sidney Poitier (1927-2022). A morte foi divulgada pelo secretário de imprensa do primeiro ministro das Bahamas, onde o ator residia. A causa da morte não foi divulgada.
Veja mais:
Confira a lista dos pré-indicados ao Oscar 2022
Luto no cinema: Morre Jean-Marc Valée, diretor de “Clube de Compras Dallas”
Poitier entrou para a história do cinema como o primeiro negro a receber o Oscar de Melhor Ator – foi pelo filme Uma Voz nas Sombras (1963). Durante toda a década de 1960, Poitier foi o primeiro astro negro de Hollywood, e atuou em sucessos como Ao Mestre com carinho (1967), No Calor da Noite (1967) e Adivinhe Quem Vem para Jantar (1967).
Poitier foi também ativista pelos direitos dos negros e frequentemente rejeitou papeis em Hollywood que o retratariam de maneira estereotipada. A partir dos anos 1970 começou a dirigir, e ao todo dirigiu nove filmes. Após um tempo afastado das telas, voltou a atuar nos anos 1990 em filmes populares como Quebra de Sigilo (1993), ao lado de Robert Redford, e O Chacal (1997), contracenando com Richard Gere e Bruce Willis.
Em 2002 Poitier foi homenageado pela Academia de Hollywood com o Oscar pelo conjunto da carreira. Naquela mesma noite, novos astros negros venceram suas estatuetas, Halle Berry como Melhor Atriz e Denzel Washington como Melhor Ator. Washington homenageou Poitier, dizendo que “sempre seguiria os seus passos”.
Com informações da Variety.