Morre Ace Frehley, guitarrista da formação original da banda Kiss

(Foto: reprodução)
Morreu o músico norte-americano Ace Frehley, guitarrista e um dos fundadores da banda Kiss, nesta quinta-feira (16/10), aos 74 anos. A informação foi confirmada por familiares do artista em um comunicado divulgado à imprensa.
Frehley, que ganhou fama mundial nos anos 1970 com o Kiss, estava com a saúde fragilizada desde o fim de setembro, quando sofreu uma queda no estúdio que fica em casa e precisou cancelar apresentações. No início de outubro, toda a agenda de shows do ano foi suspensa.
Mais cedo, o site TMZ havia informado que o músico estava internado e mantido com suporte de aparelhos, em estado grave. À noite, a família confirmou a morte e declarou estar “devastada”, agradecendo as mensagens de apoio e dizendo que “a memória de Ace continuará viva para sempre”.
Leia mais
Relembre os sete acústicos mais populares da MTV no Brasil
Dia mundial do Rock: confira os melhores discos para ouvir neste dia de celebração
Nascido em 27 de abril de 1951, em Nova York, Paul Daniel “Ace” Frehley começou a tocar guitarra aos 13 anos. Antes da fama, trabalhou em diferentes empregos, como motorista de táxi e entregador, enquanto tocava em bandas locais.
Em 1972, respondeu a um anúncio de músicos que formariam uma nova banda e foi selecionado por Paul Stanley, Gene Simmons e Peter Criss. O grupo passaria a se chamar Kiss no ano seguinte. Frehley criou a identidade do “Spaceman”, com maquiagem prateada e o icônico logotipo de raio duplo da banda.
Ele permaneceu na formação original até 1982, quando deixou o grupo por divergências internas com a banda e por abuso de drogas. Nos anos seguintes, lançou o projeto Frehley’s Comet e seguiu carreira solo. Voltou ao Kiss em 1996, durante a turnê de reunião, e ficou até 2002.
*Com informações do Whiplash.
