A atriz Ludmila Dayer, até hoje conhecida do público por ter interpretado a personagem Joana na temporada 2000 da novela da Globo “Malhação”, revelou ontem, 28, o diagnóstico de esclerose múltipla. Ela falou sobre sua doença durante live em seu Instagram.
Segundo ela, a doença foi causada pelo vírus EBV (Vírus Epstein–Bar). Ludmila disse que sempre foi uma pessoa muito ativa, até começar a se sentir estranha há dois anos. Ela disse:
“Era uma pessoa que praticava muitos esportes, eu malhava, achava que tinha saúde. De repente, meu corpo começou a ficar esquisito”.
Leia mais:
Alzheimer: OMS prevê aumento recorde da doença
Filha de Simony quebra o silêncio sobre o câncer da mãe
Ludmila contou que em 2020 começou a perder a cognição e visão e ter muita fraqueza. Após um ano fazendo exames, ela ainda não conseguia um diagnóstico. Só veio a descobrir a esclerose múltipla no início deste ano. A atriz revelou que mantém a doença sob controle com remédios e mudança na alimentação. Dentro desse novo protocolo médico, ela disse que cortou itens como glúten, ovo, carne e álcool.
A esclerose múltipla é uma doença autoimune na qual as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares. Não tem cura, apenas tratamento, e atinge, geralmente, pessoas entre 20 e 40 anos de idade, com uma incidência maior entre as mulheres. Segundo o Ministério da Saúde, a doença atinge mais de 30 mil pessoas no Brasil. As também atrizes Cláudia Rodrigues e Guta Stresser já revelaram sofrer com a doença.