As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Kanye West se desculpa por apologia ao nazismo: “Perdi a noção da realidade”

Artista colecionou polêmicas ao adotar simbologia e discurso nazista; ele atribui comportamento a uma lesão no cérebro
26/01/26 às 16:40h
Kanye West se desculpa por apologia ao nazismo: “Perdi a noção da realidade”

(Foto: Getty Images for Fast Company)

Ye, o rapper e artista antes conhecido como Kanye West, divulgou nesta segunda (26/1) no The Wall Street Journal uma carta aberta em que pede desculpas pelos seus diversos comentários nazistas. Ele atribui as falas a um transtorno bipolar diagnosticado tardiamente após uma lesão cerebral.

Segundo o músico, ele teria sofrido um grave acidente de carro em 2002, que o deixou com uma lesão cerebral tardiamente diagnosticada só em 2023. Ele teria uma lesão no lóbulo frontal que atrapalhou sua saúde mental, causando episódios de mania e negação.

O transtorno bipolar tipo 1 é caracterizado por episódios de mania intensa. Pessoas que recebem esse diagnóstico têm momentos de euforia, impulsividade, insônia, sensação de grandiosidade e perda de contato com a realidade, que podem ou não ser seguidos de episódios de depressão.

Na carta ele diz:

“Eu perdi a noção da realidade. Quanto mais eu ignorava o problema, mais as coisas pioraram. Eu fiz e disse coisas de que me arrependo profundamente. Tratei mal algumas das pessoas que eu mais amava. Vocês precisaram enfrentar medo, confusão, humilhação e a exaustão de lidar com alguém que estava, muitas vezes, irreconhecível. Olhando para trás, eu me desconectei de quem sou de verdade”.

Ele afirmou que, em sua mania, se voltou para o símbolo mais destrutivo que conhecia, a suástica:

“Lamento profundamente e estou profundamente envergonhado pelas minhas ações naquele estado, e estou comprometido com a responsabilização, o tratamento e uma mudança significativa. Isso não justifica o que fiz, porém. Não sou nazista nem antissemita. Amo o povo judeu”.


Leia mais:

Zezé di Camargo pede desculpas à família Abravanel: “expressão foi mal interpretada”

Kanye West tem visto cancelado na Austrália após lançar música que glorifica Hitler


Ele também se desculpou com a comunidade negra e disse que o apoio da esposa, a arquiteta Bianca Censori, o encorajou a buscar ajuda após um grave episódio de mania no começo de 2025. Foi na época em que Censori apareceu nua ao lado do marido no tapete vermelho do Grammy.

No final do ano passado, Ye teve um show em São Paulo cancelado por causa da apologia ao nazismo. O Ministério Público de SP abriu inquérito para investigar discurso de ódio nas apresentações do artista. O show, que ocorreria em Interlagos, foi cancelado dias antes de acontecer, em novembro. Em fevereiro do ano passado, Ye foi dispensado por sua agência de talentos e teve sua loja fechada após vender uma camiseta com estampa de suástica.

*Com informações de UOL