Dezembro chegou e o rapper Kanye West, que colecionou polêmicas ao longo de 2022, adicionou mais uma em sua extensa lista. Nesta quinta-feira (1), o artista fez elogios ao líder nazista Adolf Hitler, dizendo que vê “coisas boas” no ditador que promoveu um dos maiores massacres da história.
A declaração de West foi feita durante uma entrevista em um programa de TV apresentado pelo teórico da conspiração de extrema-direita Alex Jones.
A fala polêmica veio em resposta a uma afirmação de Jones, que disse que o rapper não merece ser comparado a Adolf Hitler ou a nazistas após seus recentes comentários antissemitas.
“Você não pode dizer que essa pessoa nunca fez nada bom, eu cansei disso, cansei das classificações. Todo humano tem algo que valor que trouxe para a mesa, especialmente Hitler”, disse Kanye West.
“Especially Hitler.” Kanye West appears with Alex Jones, expresses admiration for Hitler. (Video: InfoWars) pic.twitter.com/K5f7Xj9sED
— Mike Sington (@MikeSington) December 1, 2022
Veja mais:
Kanye West assume namoro com modelo brasileira
Coleção de polêmicas
Esta não é a primeira vez que o rapper ganha o centro dos holofotes com alguma polêmica. Em 2009, Kanye West invadiu o palco do Video Music Awards (VMA) e interrompeu o discurso da cantora Taylor Swift, que no momento recebia o prêmio de ‘Melhor Vídeo Feminino’.
Para a surpresa de todos, Kanye West tirou o microfone da mão da cantora, interrompendo seu discurso de agradecimento. “Eu vou te deixar terminar”, disse o rapper. “Estou feliz por você, mas Beyoncé fez um dos melhores vídeos de todos os tempos”.
Em 2021, o rapper se divorciou da socialite Kim Kardashian, com quem era casado desde 2014. A separação rendeu uma série de episódios polêmicos por parte de West, com direito a Kardashian falando que o ex-amado precisava de ajuda psicológica.
O comportamento instável de Kanye West fez com que ele fosse proibido de comparecer ao aniversário de sua filha mais velha, North, de 8 anos. A época, também promoveu ataques de ódio ao novo namorado de Kim Kardashian, o humorista Pete Davidson.
Em outubro deste ano, o artista foi acusado por seus ex-funcionários de elogiar o líder nazista. Em novembro deste ano, seis pessoas afirmaram às redes de TV NBC e TMZ que o ouviram fazer declarações preconceituosas contra judeus e a favor de Hitler em reuniões de trabalho.
O episódio fez com que marcas poderosas como a Adidas encerrassem contratos de patrocínio com o rapper. De acordo com a Forbes, a fortuna estimada de Kanye West caiu de US$ 2 bilhões para US$ 400 milhões, e ele saiu da lista de bilionários da revista.