A Justiça espanhola divulgou hoje, 27, ordem judicial contra a estrela pop colombiana Shakira por suposta fraude fiscal. O tribunal não impôs nenhuma medida cautelar até o julgamento, e a data do julgamento ainda não foi determinada.
No final de julho, o Ministério Público pediu mais de oito anos de prisão e uma multa de quase 24 milhões de euros (23,1 milhões de dólares) para Shakira, acusada de ter fraudado 14,5 milhões de euros (14 milhões de dólares) do Tesouro espanhol entre 2012 e 2014.
Leia mais:
Shakira fala pela primeira vez sobre separação de Piqué: “Tudo isso é um pesadelo”
Saiba a fortuna de Shakira, revelada em processo judicial
O Ministério Público acusa a artista de ter usado uma “rede corporativa” criada anos antes para não pagar impostos na Espanha nos anos de 2012, 2013 e 2014, apesar de já residir no país mais do que os 183 dias por ano estipulados por lei. Shakira sempre negou as acusações e acusou o Tesouro espanhol de recorrer a “uma campanha lasciva da imprensa para tentar influenciar as pessoas”.
A artista também apareceu nos chamados Pandora Papers, investigação de milhões de documentos vazados publicada em 2021 pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos, que acusou centenas de personalidades de terem recorrido a paraísos fiscais, principalmente para fugir do Tesouro.