Dia da Pessoa com Deficiência: veja filmes que abordam o tema e emocionam o público

Cena do filme “Intocáveis” (Foto: Divulgação).
Neste domingo, 21 de setembro, é comemorado o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. Essas pessoas ainda lutam por mais espaço e aceitação na sociedade, e o cinema pode ajudar nesse processo, sensibilizando e informando sobre os mais diversos tipos de deficiências, aumentando assim a empatia em torno de quem precisa conviver com elas.
Por isso, veja abaixo uma relação de filmes que abordaram diferentes deficiências, onde assisti-los. Divirta-se, e conscientize-se.
Intocáveis (Disponível no Globoplay)
Essa produção francesa fez sucesso em todo o mundo. É inspirada na história real da amizade entre um homem rico, tetraplégico e que está sem desejo de continuar vivendo, e seu cuidador, um homem negro e desbocado, morador dos subúrbios de Paris. A relação entre os dois aos poucos provoca mudanças nas vidas dos dois homens, e muda a forma com que eles enxergam o mundo. Divertido e comovente, “Intocáveis” é muito querido do público.
Veja o trailer abaixo:
No Fim do Túnel (Disponível no Prime Video e Apple TV)
Muitos filmes que abordam deficiências vão pelo caminho do drama ou da história inspiracional. Esta produção argentina segue a rota do suspense, ao contar a história de um homem cadeirante, cuja vida muda para melhor após conviver com a sua cuidadora e a filha pequena dela. Porém, logo ele descobre que um grupo de ladrões está cavando um túnel debaixo de sua casa, para roubar um banco, e vai ter que superar suas limitações para escapar dos criminosos.
Veja o trailer abaixo:
Amizades Improváveis (Disponível na Netflix)
Este aqui aborda como a amizade transforma vidas, tanto de pessoas com deficiência quanto aquelas que cuidam delas. O filme conta a história de um homem solitário (interpretado por Paul Rudd, de “Homem-Formiga”) que se candidata a ser cuidador de um jovem com distrofia muscular. Meio por acidente, os dois acabam fazendo uma longa viagem de carro juntos, e embarcam numa jornada de transformação.
Veja o trailer abaixo:
Leia mais:
Setembro Amarelo: Veja filmes que abordam temas de saúde mental
O sucesso dos filmes de terror em 2025: Por que tanta gente gosta de se assustar no cinema?
A Família Bélier (Disponível na Apple TV)
Este ótimo filme francês foi refilmado em Hollywood, como “Coda: No Ritmo do Coração”. Na história, a adolescente Paula enfrenta as questões comuns da sua idade, mas com um agravante: ela é a única que consegue ouvir na família, pois, seus pais e seu irmão são surdos. Um dia, Paula descobre que tem talento para o canto, e por causa disso ficará dividida entre seguir seu sonho, ou continuar apoiando a sua família.
Veja o trailer abaixo:
As Sessões (Disponível no Disney +)
Baseado em uma história real, este comovente e engraçado filme conta a história de um escritor que não tem os movimentos do corpo e precisa passar várias horas do dia dentro de um chamado “pulmão de ferro”. Ele deseja perder sua virgindade e para isso, passa a contar com a ajuda de uma terapeuta sexual, acessando assim um outro lado da sua vida que não julgava possível.
Veja o trailer abaixo:
Saudade Fez Morada Aqui Dentro (Disponível na Netflix)
Este drama brasileiro faz sucesso no streaming desde que estreou na Netflix. Rodado na Bahia, conta a história de um jovem de 15 anos sofrendo de uma doença degenerativa que o fará perder a visão em breve. Enquanto tenta se adaptar à sua condição nova, ele enfrenta os dilemas da adolescência, num filme que mistura humor e drama de forma sensível para emocionar o espectador.
Veja o trailer abaixo:
Extraordinário (Disponível no Globoplay e Apple TV)
Essa produção conquistou o mundo contando a história de Auggie, um garotinho que possui uma deformidade facial. Aos 10 anos de idade, ele encara o maior desafio da vida, quando enfim vai começar a estudar na escola, junto com outras crianças pela primeira vez. Aos poucos, sua busca por amizade e aceitação vai levá-lo numa jornada que mudará sua vida. Este filme irresistível com certeza vai comover você.
Veja o trailer abaixo:
