Dia internacional da Educação: Relembre filmes inesquecíveis sobre educadores e o papel da escola

Cena do filme “Entre os Muros da Escola”(Foto: Divulgação).
O Dia Internacional da Educação foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) e marca a data de 24 de janeiro para comemorar a importância da educação para o desenvolvimento do ser humano e também da humanidade.
A educação liberta e transforma. O cinema sempre se interessou por histórias sobre professores, educadores e escolas. Essas figuras têm grande importância na sociedade, e a escola é um ambiente dramático por natureza, onde diferentes tipos de histórias podem ser contadas.
Por isso, a Onda Digital faz uma homenagem cinematográfica aos profissionais da educação, com filmes que marcaram época ou fizeram grande sucesso ao retratar essa profissão tão difícil, mas tão recompensadora e importante. Vale a pena ver, ou rever.
Sociedade dos Poetas Mortos
Nenhuma lista sobre esse tema está completa sem esse clássico dos anos 1980, que revelou um jovem elenco e que traz a atuação marcante do saudoso Robin Williams como um professor que inspira seus alunos a “aproveitar o dia”. (carpe diem) e a viver com um pouco de poesia. Um filme belíssimo que não envelhece e continua a agradar o público.
“Sociedade dos Poetas Mortos” está disponível no Disney + e na Netflix. Assista ao trailer:
A Sala dos Professores
Essa recente produção alemã concorreu ao Oscar de Melhor Filme Internacional e fala sobre os cuidados que professores e educadores precisam ter com seus alunos, ainda mais levando em conta o mundo moderno. Neste filme, cuja narrativa vai ficando mais tensa à medida que avança, uma professora começa a investigar um dos seus jovens alunos, suspeito de ter cometido roubos, e a situação acaba trazendo consequências para os envolvidos.
“A Sala dos Professores” está disponível no Prime Video. Assista ao trailer:
Leia mais:
Curta o ano novo adoidado: filmes alto astral para começar bem 2026
Crime no Rio de Janeiro: Veja filmes, séries e documentários que abordam o tema
O Menino que Descobriu o Vento
Este filme emocionante mostra o quanto o conhecimento pode transformar vidas. Baseado numa história real, ele conta a história de um jovem de uma aldeia pobre no Malawi, que graças à sua escola e ao conhecimento dos livros, e enfrentando as superstições da sua cultura, consegue produzir uma turbina eólica que muda as vidas de todos.
“O Menino que Descobriu o Vento” está disponível na Netflix. Assista ao trailer:
Entre os Muros da Escola
No cinema recente, este talvez seja o filme que mais sintetiza as dificuldades do trabalho de um educador. Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, ele conta a história de François, um jovem professor que enfrenta os problemas e tensões da sala de aula de uma escola na periferia de Paris. Ele se envolve com os dilemas de alguns alunos e tenta incentivá-los a mudar de vida, ensinando numa turma de alunos diversos e que não se dão bem devido a preconceitos.
“Entre os Muros da Escola” (ou “A Classe”) está disponível no Prime Video. Assista ao trailer:
Coach Carter: Treino para a Vida
Outro título baseado numa história real, e que mostra a educação pelo esporte. Neste filme inspirador, o astro Samuel L. Jackson faz o papel de Ken Carter, um ex-jogador de basquete que começa a treinar o time da sua antiga escola, numa área pobre da Califórnia. As regras rígidas do treinador a princípio não são bem aceitas, mas aos poucos ele convence alunos, pais e a escola de que disciplina e esforço são fundamentais para o esporte e a vida.
“Coach Carter: Treino para a Vida” está disponível na Netflix. Assista ao trailer:






