Dia do atleta: relembre filmes que contaram histórias inspiradoras do esporte

Pôster do filme “Raça” (Foto: Divulgação).
21 de dezembro é celebrado como o dia do atleta, uma data criada para celebrar os atletas amadores e profissionais e os benefícios do esporte para a saúde e a qualidade de vida.
O cinema, ao longo das décadas, imortalizou as histórias de atletas em filmes que fizeram sucesso e até ganharam alguns Oscars. Essas histórias servem para mostrar a força do espírito humano e inspirar os espectadores. Então, fique com essas recomendações para ver ou rever, e se emocionar.
Carruagens de Fogo
Este clássico dos anos 1980 ganhou o Oscar de Melhor Filme e imortalizou a música do compositor Vangelis, que se tornou tema não oficial das Olimpíadas (você certamente vai reconhecer a música quando ouví-la). O filme é baseado na história real de dois atletas britânicos que competiram nos jogos de 1924 e superaram desafios pessoais e sociais para alcançarem a vitória.
“Carruagens de Fogo” está disponível no Disney +. Veja o trailer abaixo:
Raça (Prime)
Este filme é a cinebiografia do atleta americano Jesse Owens, um homem negro que entrou para a história ao competir nas Olimpíadas de 1936, na Alemanha. Owens derrotou a ideologia nazista de superioridade ariana ao alcançar vitórias lendárias no atletismo, em um dos momentos definitivos do esporte no século XX.
“Raça” está disponível no Prime Video. Veja o trailer abaixo:
Medalha de Bronze
Nem todo filme esportivo conta uma história inspiradora… Nesta comédia, acompanhamos uma jovem que foi medalhista olímpica anos antes e que hoje só vive da fama. Quando aparece a oportunidade de treinar uma nova ginasta, ela começa a reavaliar sua vida, numa jornada cheia de humor ácido e muitas reviravoltas. Bem, a seu modo, o filme também acaba inspirando…
“Medalha de Bronze” está disponível na Netflix. Veja o trailer abaixo:
Leia mais:
Filmes de Natal: veja opções nos principais streamings para se divertir com a família
Sucessos na Netflix: conheça filmes e séries brasileiras que entraram no Top 10 mundial
4×100: Correndo por um Sonho
Baseado em fatos, essa produção nacional conta a história de um momento de orgulho do nosso esporte. O filme conta a história de um grupo de ginastas olímpicas que sofre uma derrota traumática nos jogos de 2016, e anos depois precisam enfrentar desafios e superar desavenças quando uma nova chance no esporte surge no caminho delas.
“4×100: Correndo por um Sonho” está disponível no Globoplay. Veja o trailer abaixo:
Nyad (Netflix)
É um filme sobre um feito que marcou a história da natação. A nadadora Diana Nyad, uma pessoa inquieta e sonhadora, decidiu aos 60 anos realizar uma façanha, nadar de Cuba até a Flórida, uma travessia de 160 km e sem proteção de gaiola anti-tubarões. O filme mostra a sua persistência para realizar esse sonho, e a sua tocante relação com sua companheira, que deu forças a ela durante o desafio.
“Nyad” está disponível na Netflix. Veja o trailer abaixo:
Retrato de um Campeão (Netflix)
Essa talvez seja a maior história de superação da lista: o comovente filme conta a história do atleta paralímpico So Wa Wai, que nasceu com paralisia cerebral e deficiência auditiva. Com o apoio e amor incondicional da sua mãe, ele vence desafios em busca de uma medalha de ouro para Hong Kong nos Jogos Paraolímpicos. O filme foi o selecionado de Hong Kong para disputar uma vaga no Oscar de Filme Internacional, e é para se assistir com um lencinho do lado.
“Retrato de um Campeão” está disponível na Netflix. Veja o trailer abaixo:






