As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

VOCÊ SABIA? Conheça filmes e séries que só fizeram sucesso no Brasil

Muita gente não sabe, mas filmes, desenhos e séries que o brasileiro adora não foram tão apreciadas em seus países de origem...
VOCÊ SABIA? Conheça filmes e séries que só fizeram sucesso no Brasil

Foto: Colagem/Divulgação.

O brasileiro é um público com gostos, às vezes, diferenciados de outros povos, no que se refere à indústria cultural. Muita gente pode até não se dar conta, mas alguns dos filmes e séries que mais mexeram com o público nacional foram basicamente ignorados em seus países de origem.

E embora os fãs brasileiros sejam muito apaixonados, muitos deles não percebem que as obras que eles amam às vezes só são adoradas por aqui mesmo. É o caso de…

Foto: Divulgação.

As Branquelas

Um dos filmes de comédia mais amados do público brasileiro nos últimos 20 anos basicamente teve uma passagem modesta nas bilheterias dos Estados Unidos quando foi lançado em 2004: Com um orçamento de 37 milhões de dólares, o filme arrecadou 70 milhões em seu país de origem, valor considerado mediano. Além disso, foi detonado pela crítica, tendo recebido cinco indicações em 2005 ao Framboesa de Ouro, premiação dedicada aos piores filmes do ano.

Nada disso importa para os fãs aqui, claro, que fizeram do personagem Latrell, interpretado pelo ator Terry Crews, um meme eterno. O ator praticamente virou cidadão brasileiro graças ao sucesso do filme e de outra atração que vai aparecer mais à frente nesta lista…

Foto: Divulgação.

Jaspion

O seriado com o super-herói japonês foi um fenômeno sem precedentes quando foi exibido no Brasil a partir de 1988 na Rede Manchete – o Jaspion chegava a roubar audiência da Globo. Mas no Japão, “O Fantástico Jaspion” foi só mais um seriado do gênero tokusatsu, numa linha de montagem, e foi considerado ligeiramente decepcionante pela produtora Toei Company.

Lançada originalmente em 1985, a série veio no rastro de outras produções com temáticas semelhantes, e a repercussão no país não foi, nem de longe, parecida com o que aconteceu no Brasil. Em nosso país, Jaspion foi o precursor de uma verdadeira invasão de seriados com super-heróis enfrentando monstros gigantes.


Leia mais:

Inteligência Artificial: veja as IAs mais famosas do cinema e como os filmes anteciparam a tecnologia

O sucesso dos filmes de terror em 2025: Por que tanta gente gosta de se assustar no cinema?


Foto: Reprodução.

Pica-Pau

O passarinho mais endiabrado dos desenhos animados fez fama nos Estados Unidos, mas virou um astro mesmo no Brasil. Criado nos anos 1940 por Walter Lantz como uma resposta dos estúdios Universal ao Pernalonga da Warner Bros., o Pica-Pau ganhou desenho animado próprio na TV americana no final dos anos 1950, e essa série começou a ser exibida na TV brasileira.

Reprises da série clássica nos últimos anos na TV aberta fizeram com que o personagem ficasse tão popular no Brasil que, em 2017, o filme live-action “Pica-Pau” foi lançado nos cinemas brasileiros antes de estrear nos EUA. E esse filme ainda contou com a atriz brasileira Thaila Ayala no elenco.

Foto: Divulgação.

Todo Mundo Odeia o Chris

Olha aqui o Terry Crews de novo, que interpretou o pai do Chris na série de comédia muito reprisada nas tardes da TV Record… Essa sitcom, baseada nas lembranças da infância do comediante Chris Rock, teve quatro temporadas produzidas entre 2005 e 2009: Não foi um fracasso, mas também não foi um sucesso marcante.

Porém, no Brasil a série virou um fenômeno ao ser exibida na TV aberta, a ponto de muita gente ainda lembrar de algumas falas e situações, e os fãs provocarem até um constrangimento com o ator Tyler James Williams, que viveu o Chris. Em 2021, ele precisou fazer um apelo aos fãs brasileiros, que enchiam seu perfil nas redes sociais de comentários: “Brasil, eu te amo, eu realmente amo, mas se vocês não pararem com o spamming em meus posts, vou começar a bloquear vocês”.

Foto: Divulgação.

Scooby-Doo

O filme live-action da turma do Scooby-Doo, lançado em 2002, seguiu um caminho parecido com “As Branquelas”: Nos EUA, foi detonado pela crítica, mas aqui no Brasil o público o adotou, transformando-o em cultuado. O filme foi várias vezes reprisado na TV aberta, principalmente pelo SBT.

É importante ressaltar que nos casos de “Scooby-Doo”, “As Branquelas” e “Todo Mundo Odeia o Chris”, as dublagens dessas produções contribuíram muito para o sucesso delas no Brasil. As vozes e o trabalho de adaptação das piadas e situações cômicas aproximaram essas atrações do público, e o caso de “Scooby-Doo” ainda contou com o fator nostalgia, por terem usado os dubladores do desenho clássico.

Foto: Divulgação.

Caverna do Dragão

O desenho que virou mania entre a garotada ao ser exibido pela Globo no Xou da Xuxa nos anos 1980 na verdade teve uma trajetória modesta na TV americana. Inspirado pelo jogo de RPG “Dungeons and Dragons”, a série animada durou três temporadas, produzidas entre 1983 e 1985, e um total de 27 episódios.

O episódio final de “Caverna do Dragão” virou lenda, porque nem chegou a ser produzido: O roteiro do final estava pronto, mas a série foi cancelada abruptamente devido à baixa audiência, e por consequência o desenho nunca teve um final e os fãs passaram décadas sem saber se os jovens heróis do desenho conseguiram voltar para casa. Só em 2024, a empresa Hasbro, dona do “Dungeons & Dragons”, produziu um curta animado baseado no roteiro original do episódio final. A animação pode ser conferida aqui.

Mesmo assim, o desenho virou um sucesso aqui no Brasil, a ponto de ter sido lançado num DVD de luxo, durante o auge da mídia física no país.

Para os saudosistas, onde assistir essas atrações?

  • “As Branquelas” está disponível no HBO Max e no Prime Video – no momento de publicação desta matéria, o filme está no TOP 10 de mais assistidos no HBO Max.
  • “O Fantástico Jaspion” está disponível no Prime Video.
  • A série clássica do “Pica-Pau” está disponível no Globoplay.
  • “Todo Mundo Odeia o Chris” está disponível no Prime Video e no Paramount +.
  • “Scooby Doo” está disponível no HBO Max.
  • “Caverna do Dragão” está disponível no YouTube.