Atraindo crianças, jovens e adultos, o Palacete Provincial do Amazonas, no Centro de Manaus, conta com mais de 400 mil itens que preenchem os três museus de um dos principais pontos turísticos do Estado. O espaço é aberto para visitação pública e gratuita, recebendo visitantes interessados em conhecer os acervos e as coleções de artes.
O Palacete Provincial, que já foi por mais de 100 anos o quartel da Polícia Militar do Amazonas, hoje abriga o Museu da Imagem e do Som, Museu de Numismática do Amazonas, Museu Tiradentes e Pinacoteca do Estado. O tempo de permanência em cada etapa é de dez minutos.
Leia mais:
Balé Folclórico do Amazonas realiza turnê com o espetáculo ‘Dança do Sol’
A Pinacoteca tem quadros, fotos e gravuras de artistas locais, nacionais e internacionais. O Museu de Numismática conta com um acervo de mais de 35 mil peças e moedas antigas. Já o da Imagem e do Som tem DVDs e CDs para exibição gratuita no local.
Segundo o guia turístico Vinicius Nascimento, de 23 anos, um dos espaços mais visitados do Palacete é o Museu Tiradentes, que homenageia o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar do Amazonas, com exposições de mobílias, armas e fardas.
“Até hoje a gente tenta permanecer com a mobília original da época, isso interessa muito os visitantes. Além disso, os visitantes gostam muito de perguntar sobre a história da nossa Polícia Militar. Além da mobília, nós temos um acervo de armas que foram usadas pela corporação e a representação de uma cela que faz parte das celas que ficam no subsolo do Palacete”, explicou.
O Museu da Imagem e do Som também atrai a atenção de quem passa pelo piso inferior do Palacete. O espaço resgata, preserva e divulga a produção regional da cultura amazônica, materializada pela imagem, pelo som, cinema, fotografia, música, televisão, rádio e revistas. O museu é organizado em acervos museológicos, iconográficos, bibliográficos, arquivísticos, audiovisuais e multimídia.
Galeria de Artes
No andar inferior está a Pinacoteca do Estado do Amazonas, que, em 2018, ganhou nova organização em sequência cronológica e com a curadoria do artista plástico Óscar Ramos.
Segundo o guia Júnior Oliveira, de 24 anos, o local é muito frequentado por turistas. Júnior faz um convite ao público amazonense para conhecer a Pinacoteca do Amazonas, que expõe importantes figuras da arte visual amazônica, além de nomes contemporâneos do segmento.
“Você pode vim visitar os Museus de terça-feira a sábado, das 9h às 17h, com entrada gratuita. Só precisa trazer um documento com foto. Esse lugar é especial para as pessoas que gostam de artes e gostam de conhecer coisas novas. Se você quiser uma visita mais detalhada, todos os espaços contam com monitores, então, você não fica sozinho”, ressaltou.
Palacete
O Palacete Provincial fica na Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia), no Centro da cidade, ele é considerado um dos mais importantes prédios históricos de Manaus. Suas características arquitetônicas são inspiradas nos estilos que predominaram na Europa na segunda metade do século 19.