De Michael Jackson a Anitta: conheça 5 clipes de artistas gravados na Amazônia

(Foto: montagem)
A Floresta Amazônica já foi palco de produções musicais internacionais e nacionais, encantando o público com sua beleza e riqueza cultural. A Rede Onda Digital separou cinco videoclipes que colocaram a Amazônia em destaque no cenário mundial e nacional.
Earth Song – Michael Jackson
Um dos casos mais emblemáticos é o do Rei do Pop, Michael Jackson, que escolheu o Oeste do Pará como cenário para “Earth Song” (1995). As gravações aconteceram na Fazenda Treviso, localizada no KM 89 da BR-163, em Belterra, hoje considerada ponto turístico.
O local, que já servia para projetos de manejo florestal, apresentou o contraste ideal entre áreas desmatadas e preservadas, conceito central do vídeo dirigido por Nick Brandt. A famosa árvore de angelim vermelho que aparece no início do clipe ainda existe e pode ser visitada.
Is That For Me – Anitta e Dj Alesso
Em 2017, a cantora Anitta e o DJ sueco Alesso lançaram o clipe “Is That For Me”, gravado no Amazonas. Parte do projeto CheckMate. O vídeo, dirigido por Manuel Nogueira, chamou atenção pelas locações exuberantes e figurinos ousados, que dividiram opiniões na internet.
Yube Mana Ibubu e Sina Vaishu – DJ ALOK
Outro destaque é o DJ Alok, que em 2022 se inspirou em canções indígenas com mais de 500 anos para seu primeiro álbum. O artista gravou um clipe em uma balsa sobre o Rio Amazonas, no Acre, mesclando música eletrônica às vozes do cacique e músico Mapu Huni Kuî e de indígenas do povo Yawanawá. As faixas “Yube Mana Ibubu” e “Sina Vaishu” unem tecnologia e ancestralidade.
Amor no Silêncio – Joelma
Também em 2022, a cantora Joelma também escolheu a região para expressar sua identidade. O videoclipe “Amor no Silêncio”, lançado no dia do aniversário de 48 anos da cantora, foi filmado em Novo Airão, em meio ao Rio Negro, retratando a força ribeirinha da artista paraense.
A produção teve direção da própria Joelma, juntamente com Ricardo Lago.
Mulher da Amazônia – Gaby Amarantos e Zaynara
Já em 2025, Gaby Amarantos se uniu a Zaynara para celebrar as mulheres nortistas em “Mulher da Amazônia”, homenagem vibrante às mulheres do Pará e da floresta, exaltando a potência feminina e a riqueza cultural da região. O videoclipe foi dirigido por Gaby Amarantos, Naré e Guilherme Takshy.






