As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Cinzas de Preta Gil são transformadas em diamantes para família e amigos

Cada pedra tem um número de certificação gravado a laser
24/11/25 às 13:41h
Cinzas de Preta Gil são transformadas em diamantes para família e amigos

(Foto: Reprodução)

As cinzas de Preta Gil deram origem a seis diamantes que já começaram a ser entregues a pessoas próximas da artista. A ação cumpre um desejo manifestado por Preta antes de sua morte, em julho, após complicações de um câncer no intestino.

Os primeiros contemplados fazem parte do grupo de amigos que tatuou um diamante no dedo para simbolizar união e afeto. Entre eles estão Duh Marinho, Gominho e outras duas amigas, que, junto com Preta, se autodenominavam os “Diamonds”. Um outro diamante será destinado aos familiares da cantora.

A chegada das peças emocionou quem as recebeu. “Ai, meu Deus, que coisa linda”, reagiu Marinho ao abrir o presente. Já Gominho, bastante tocado, refletiu sobre o significado simbólico da homenagem: “Ela era um diamante bruto, nunca foi lapidado. Ela se lapidava quando queria, do jeito dela.”

Além dos amigos, a neta Sol de Maria e a mãe, Sandra Gadelha, também serão presenteadas. Cada pedra tem um número de certificação gravado a laser, visível apenas com instrumentos específicos, acompanhado do nome da homenageada.


Leia mais:

Estátua de Preta Gil é inaugurada em Copacabana ao lado de Gilberto Gil

Câncer colorretal: entenda sintomas e como diminuir o risco da doença que vitimou Preta Gil


A ideia nasceu quando Preta conheceu o processo de criação de diamantes em laboratório e se encantou com a possibilidade de transformar parte de sua essência em algo eterno. Suas cinzas foram enviadas a um laboratório em São Paulo, onde o carbono presente foi isolado e submetido a procedimentos nanotecnológicos que resultaram nas pedras lapidadas entregues agora.

A homenagem final simboliza não apenas a memória, mas a luz e o brilho com que a cantora marcou a vida de todos ao seu redor.