O baterista Matt Cameron anunciou sua saída da banda de rock Pearl Jam nesta segunda-feira (7/7), encerrando uma trajetória de 27 anos ao lado da banda. O músico norte-americano integrou o grupo em 1998, logo após o fim do Soundgarden, marcando uma nova fase em sua carreira.
“Depois de 27 anos incríveis, desci da plataforma da bateria do poderoso Pearl Jam pela última vez”, escreveu Cameron em um emocionante post nas redes sociais. Ele agradeceu aos colegas Jeff Ament, Eddie Vedder, Mike McCready e Stone Gossard pela oportunidade de fazer parte da banda e descreveu a experiência como “repleta de amizades, arte, desafios e muitas risadas”.
Leia mais
VÍDEO: Jato de cantor de rock bate em outra aeronave e mata uma pessoa nos EUA; 3 estão feridas
Cameron entrou no Pearl Jam em um momento de grande popularidade da banda. Seu primeiro trabalho foi na gravação do cover de “Last Kiss”, que se tornou um grande hit. Antes disso, ele já era reconhecido por sua atuação no Soundgarden, banda fundamental do grunge de Seattle, com a qual tocou de 1986 a 1997.
Ao se despedir, o baterista deixou no ar que novos projetos podem estar a caminho: “Vem mais coisa por aí. Obrigado a todos, do fundo do meu coração.”
Ver essa foto no Instagram
O Pearl Jam, assim como o Soundgarden, Alice in Chains e Nirvana, surgiu na cena grunge de Seattle, em 1990. Seu disco de estreia, Ten, lançado em 1991, foi um marco do movimento, tendo gerado canções emblemáticas do rock, como Alive, Jeremy e Black. Desde o seu surgimento, o Pearl Jam é formado por Jeff Ament, Eddie Vedder, Mike McCready e Stone Gossard, tendo mudanças apenas na posição de baterista.