A atriz Ellen Pompeo, conhecida por interpretar a médica Meredith Grey, criticou o modelo de negócios adotado pelas plataformas de streaming, especialmente no que diz respeito à remuneração de atores e profissionais da indústria. Em entrevista à revista Variety, a protagonista de Grey’s Anatomy, série que completou 20 anos no ar, apontou a falta de transparência e de valorização no sistema de pagamentos residuais.
“Eles usam minha voz, minha imagem e minha aparência por 47 bilhões de minutos por ano e não me pagam um centavo. Isso não é aceitável para mim”, afirmou a atriz. “É por isso que continuo na série, mesmo que minimamente, para, ao menos, receber algo pelo que estão lucrando às nossas custas.”
Pompeo, que hoje faz participações pontuais na produção da ABC, segue como narradora e produtora executiva da série. Segundo ela, o uso contínuo de sua imagem e voz sem a devida compensação financeira representa um problema ético e estrutural da indústria atual.
Leia mais
Míriam Leitão é eleita para a integrar a Academia Brasileira de Letras
Isabelle Nogueira recebe título de cidadã parintinense
A artista destacou que os episódios mais antigos da série seguem sendo os mais assistidos, sem que roteiristas, diretores e demais profissionais recebam por isso. “A maioria das pessoas assiste mais aos primeiros 10 anos da série. E não há pagamento residual para ninguém envolvido naquela fase. Isso é um lixo e profundamente injusto”, criticou.
Pompeo também comentou sua atuação nos bastidores de Grey’s Anatomy, especialmente nas decisões criativas envolvendo sua personagem. Ela mencionou discordâncias sobre uma trama recente, na qual Meredith Grey expõe uma médica que mentiu sobre o diagnóstico de Alzheimer da esposa para garantir um transplante. Para a atriz, sua personagem deveria ter mantido a postura crítica ao sistema médico, marca registrada ao longo da série.
“Acredito que toda minha franqueza sobre os rumos criativos do programa vem do cuidado genuíno que tenho pela série. Meu papel é ajudar a preservar o legado da Shonda Rhimes o mais fiel possível”, afirmou, referindo-se à criadora do drama médico.
Por fim, Pompeo reconheceu que o sucesso da produção independe de sua presença. “Mesmo se eu sair totalmente da série, ela não vai acabar. Grey’s Anatomy continua sendo extremamente bem-sucedida.”