Realizado em Manaus, o Festival de cinema Olhar Norte, chega a sua quinta edição, e anuncia uma nova fase e conceito artístico. O evento realizado de forma independente pela Artrupe Produções, passa a ser chamado Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte, e está com uma nova identidade visual.
O evento amplia a participação da principal mostra competitiva para todos os Estados da Amazônia Legal. Além disso, filmes de todo País podem participar em outras categorias. As inscrições iniciam nesta quarta-feira, 12, e seguem até 9 de junho, pelo site oficial festivalolhardonorte.com.br.
No 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte, a mostra competitiva principal passa a se chamar Mostra Amazônia, incluindo agora filmes do Maranhão e Mato Grosso, além de obras de todos os outros sete estados da Região Norte.
Leia mais:
Confira a programação da segunda edição do Bar do Boi em Manaus
“Nosso principal norte passou a ser um festival de cinema que se interessa pela arte que tem origem na Amazônia, em um sentido amplo. Estamos num lugar de destaque no mundo, e neste momento da História em que vivemos, compreendemos que assumir nosso protagonismo amazônico é um fator que nos leva a ser do tamanho do nosso potencial”, explica um dos diretores do evento, Diego Bauer.
As produções da Mostra Amazônia irão disputar os seguintes prêmios: Melhor Filme do Júri e do Público, Direção, dois prêmios de Melhor Atuação, Roteiro, Direção de Fotografia, Montagem, Direção de Arte e Som.
O Festival aceita filmes em live-action e animação para todas as categorias. O evento será realizado em Manaus, no segundo semestre deste ano, em datas e locais a serem anunciados em breve.