As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

2025 no cinema e streamings: relembre fatos e filmes que marcaram o ano

Em 2025, o Brasil ganhou finalmente o seu Oscar e vários filmes e séries se destacaram por provocar debate e agradar ao público
28/12/25 às 09:00h
2025 no cinema e streamings: relembre fatos e filmes que marcaram o ano

Walter Salles conquista o Oscar para o Brasil com “Ainda Estou Aqui” (Foto: Reprodução).

O ano de 2025 ficará marcado pelo sucesso e também temor pelo futuro dentro da indústria do cinema mundial. Foi um ano de grandes sucessos, não só entre os arrasa-quarteirão de Hollywood, mas também entre as produções internacionais. Vamos relembrar agora os principais fatos do ano…

Brasil conquista o Oscar

Lula convida Fernanda Torres e Walter Salles para celebrar Oscar de 'Ainda Estou Aqui'
Walter Salles e Fernanda Torres (Foto: Arturo Holmes/WireImage)

E finalmente ele veio… Em março de 2025, a trajetória magistral do drama brasileiro “Ainda Estou Aqui” rendeu ao país o tão esperado Oscar de Melhor Filme Internacional, após algumas batidas na trave ao longo das décadas. Fernanda Torres também conquistou uma histórica indicação como Melhor Atriz, e a consagração do filme nacional representou o maior momento do ano.

Disney: Alguns sucessos, o fracasso de Branca de Neve e indefinição na Marvel

Cena de “Lilo & Stitch” (Foto: Divulgação).

Dentre os grandes estúdios de Hollywood, a Disney teve um ano atípico: por um lado, a produtora pôde celebrar os grandes sucessos de “Zootopia 2” e “Lilo & Stitch”, que foram os dois maiores sucessos de bilheteria do ano. Além disso, “Avatar: Fogo e Cinzas” também já está fazendo bonito de novo neste final de ano.

Por outro lado, a Disney sofreu um baque com o fracasso retumbante do seu live-action de “Branca de Neve”, um filme que conseguiu a proeza de não agradar a praticamente ninguém, e viu a Marvel titubear com as recepções mornas de “Capitão América: Admirável Mundo Novo”, “Thunderbolts” e “Quarteto Fantástico”. Digamos que a empresa aposta muitas fichas em 2026…

Reinício da DC

Foto: Divulgação.

“Superman” de James Gunn voou alto, trazendo aventura, humor e uma mensagem de otimismo e fé na humanidade num período em que andamos precisando um pouco disso. O reinício do Universo DC nos cinemas foi bem orquestrado e mais sucessos poderão vir nos próximos anos.


Leia mais:

Enjoou do clima natalino? Veja filmes que subvertem o espírito de Natal

Netflix oficializa compra do estúdio de cinema Warner Bros., por 82 bilhões de dólares


Produções que se destacaram

Cena de “Pecadores” (Foto: Divulgação).

Filmes com conteúdos originais, ou seja, que não são adaptações de materiais já existentes, fizeram a diferença em 2025. Produções como “Pecadores”, “A Hora do Mal”, “F1”, “Amores Materialistas” e “Uma Batalha Após a Outra” deram o que falar e com certeza vários desses títulos darão o que falar no Oscar 2026.

Sucessos inesperados

Série Adolescência (Foto: Divulgação/Netflix).

Você sabia que o maior sucesso de bilheteria do ano veio da China? A animação “Ne Zha 2: O Renascer da Alma” arrecadou 2 bilhões de dólares apenas na China. “Guerreiras do K-Pop”, outra animação, também foi sensação nos cinemas e depois na Netflix. Já em Hollywood, “Um Filme Minecraft” surpreendeu até o estúdio com sua aceitação nas bilheteiras e vídeos virais das pessoas curtindo a experiência nas salas de cinema. E na Netflix, “Adolescência” foi a atração mais debatida do ano, já ganhou prêmios e despertou reflexão sobre o mundo que estamos criando para os nossos jovens.

Nomes que nos deixaram

Morre diretor de cinema David Lynch, de
David Lynch (Foto: Frederick M. Brown / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP).

Grandes personalidades do cinema se foram em 2025, incluindo os diretores David Lynch e Rob Reiner, os atores ícones de Hollywood Gene Hackman, Val Kilmer, Diane Keaton, Michael Madsen e Robert Redford, a atriz italiana Claudia Cardinale, o cineasta brasileiro Cacá Diegues, o ator Francisco Cuoco, entre outros.

O Agente Secreto

'Agente Secreto' é escolhido para representar o Brasil no Oscar de 2026
Foto: Reprodução

O filme de Kleber Mendonça Filho foi o mais premiado do Festival de Cannes em 2025, tendo ganhado 3 prêmios, e faz uma campanha incrível nas premiações internacionais. A produção caminha para repetir o feito de “Ainda Estou Aqui” no Oscar, e muito provavelmente vai render também uma indicação histórica para o nosso Wagner Moura como Melhor Ator. Vai ser muita torcida em 2026…

Compra da Warner

Netflix oficializa compra do estúdio de cinema Warner Bros., por 72 bilhões de dólares
Foto: Reprodução.

A negociação de um dos maiores estúdios de Hollywood, que pode ser adquirido pela gigante do streaming Netflix ou pelo conglomerado Paramount Skydance, pode determinar o futuro do entretenimento pelos próximos anos. As coisas ainda estão indefinidas, mas o futuro das salas de cinema e, por que não, da própria liberdade de imprensa pode estar em jogo, visto que dependendo de para qual lado for, a compra pode acabar favorecendo o controle do governo Donald Trump sobre a CNN, que pertence ao grupo Warner. Vamos acompanhar os próximos passos dessa disputa.