Durante a primeira sessão plenária depois das eleições municipais, um discurso chamou a atenção entre vários agradecimentos e despedidas da Câmara Municipal de Manaus (CMM). A vereadora reeleita Professora Jacqueline (União Brasil), comentou que mesmo com um alto índice de candidaturas femininas disputando o pleito este ano, somente três mulheres conquistaram vagas na casa legislativa.
Ela, Thaysa Lippy (PRD) e Yomara Lins (Podemos) são as vereadoras que vão compor a partir de janeiro de 2025 o biênio 2025-2028, da CMM.
Ao agradecer pelos votos conquistados, a vereadoras criticou a falta de representatividade feminina na casa legislativa. Chegando a falar que as eleitoras não votam em candidatas mulheres, preferindo os homens. Algo que ela considerou como inadmissível.
“As mulheres vão continuar votando nos homens. Porque ela olha por um rapaz, vê um rapaz bonito e decide votar nele. Ela vota no ‘velho da lancha’, vota no ‘cabeça branca’, ela vota no ‘bombadinho’, mas ela não vota nas mulheres”, desabafou a parlamentar sobre o eleitorado feminino não demonstrar apoio as candidaturas mulheres.
Assista o momento:
Saiba mais:
Filhos de Bolsonaro são os mais votados nas cidades em que concorreram, no RJ e em SC
Presidente da Câmara Municipal de Manaus, perde eleição para vereador
Finalizando seu discurso, a parlamentar reforça que a falta de candidaturas femininas resulta em ausência de políticas públicas na sociedade.