O analista político e advogado Carlos Santiago declarou que o pré-candidato à Prefeitura de Manaus, deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), precisa ter carisma para deslanchar com a pré-candidatura. A fala ocorreu durante o quadro Café com Política, do programa Fiscaliza Geral, da Rede Onda Digital, na manhã desta segunda-feira (17/06).
A análise do comentarista tem como base as críticas da população ao presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A falta de carisma e a participação comunitária são questões levantadas constantemente pelos moradores de Manaus nos vídeos publicados por Cidade nas redes sociais.
“O problema reside no fato de que ele não tem carisma. Isso é muito difícil para um candidato que já larga sem ser carismático. Ele vem de um parlamento que é fraquíssimo, no sentido de mostrar serviço, de estar antenado com a sociedade”, disse o analista.
📌“Sem carisma é difícil puxar uma candidatura”, diz analista Carlos Santiago sobre Roberto Cidade pic.twitter.com/Dk0yeJUAsy
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) June 17, 2024
Conhecido no parlamento estadual como agregador e conciliador, resultando na sequência do segundo mandato como presidente da Casa, Santiago analisa o forte apoio do grupo de Cidade.
“O Roberto Cidade comanda uma grande aliança política do estado. Ele tem a sua disposição o governo do estado, na figura do governador que conduz a força política, ele tem a Assembleia Legislativa. Ele tem mais de 90% de apoio dos parlamentares que estão lá, tem a metade dos vereadores da Câmara, tem uma estrutura de assessorias, de marqueteiros enormes… Sem carisma é difícil puxar uma candidatura”, destacou.
Saiba mais:
Roberto Cidade diz que prefeito de Manaus constrói pontos de ônibus modernos apenas em áreas nobres
“A prefeitura não tem nenhuma unidade básica de saúde funcionando a noite”, diz Roberto Cidade
Sem benefícios
Na visão do analista, o candidato do governador Wilson Lima comete erros por não mostrar a força do parlamento e nem mostrar os feitos do mandato para a sociedade.
“Essa atual legislatura não contribui em nada para realçar a figura do presidente. É um espaço importante, mas para quem tem habilidade política, boa comunicação. É uma candidatura com muita dificuldade de se colocar perante a sociedade. Ele não está tendo um ótimo desempenho como presidente no poder, isso é uma visão minha”, analisa.
📌"Só aparece em vídeos fazendo crítimas, mas a cidade não sabe quem é esse Roberto Cidade", diz analista político Carlos Santiago pic.twitter.com/1mg5zsPaK3
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) June 17, 2024
A reflexão do analista continua com a forma crítica mostrada por Cidade por meio dos canais de comunicação.
“Ele tem que ser apresentado. A sociedade não sabe quem é Roberto Cidade. Se tem um desempenho fraco no parlamento, a sociedade não conhece. Ele teria que ter esse jogo de quem é Roberto Cidade, qual a sua formação, o que ele já fez e contribuiu com a sociedade? Está faltando esse movimento para ele. Enquanto isso, ele só aparece em vídeos fazendo críticas, mas a sociedade não sabe quem é esse Roberto Cidade que está fazendo uma crítica para ela poder fazer um link de quem é e quem está propondo ideias”, comentou.