Com a proximidade do primeiro turno das eleições municipais, marcado para o dia 6 de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) corre contra o tempo para julgar todos os pedidos de registro de candidatura. O prazo final para a análise é o dia 16 de setembro, 20 dias antes da votação, de acordo com o calendário eleitoral. No Amazonas, ainda restam 352 registros pendentes de julgamento pelo TSE.
Dados obtidos na manhã desta sexta-feira (13/09) pela reportagem da Rede Onda Digital mostram que 7.726 candidaturas, das 8.078 registradas no estado, foram julgadas. Dentre os processos, 260 registros que foram inicialmente indeferidos ainda dependem de julgamento de recurso.
Entre os motivos que levaram ao indeferimento das candidaturas, os principais são a ausência de quitação eleitoral e a falta de condições de elegibilidade. Esses fatores incluem o não exercício pleno dos direitos políticos e a ausência de filiação partidária, exigências fundamentais para que um candidato seja considerado apto a concorrer.
Além dos indeferimentos, 142 candidatos optaram por renunciar, enquanto 126 foram indeferidos sem direito a recurso e 22 candidaturas foram deferidas com recurso.
Saiba mais:
- Eleições 2024: TSE já recebeu mais de 36 mil denúncias de propaganda irregular; 300 foram no Amazonas
- Justiça Eleitoral impugna registro de candidatura de ex-prefeito de Apuí (AM)