O candidato à Prefeitura de Manaus pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Marcelo Ramos, acusou os adversários de eleições majoritárias de serem vagos ao prometerem construir o primeiro hospital municipal da capital amazonense. Em entrevista à Rede Onda Digital, nesta segunda-feira (09/09), Ramos voltou a anunciar que, caso seja eleito, a população da terceira idade terá prioridade na área da saúde, com a obra do “Hospital Municipal do Idoso”, por estar desassistida pelos entes federativos [Município e Estado].
“Todo mundo diz que vai fazer um hospital em Manaus. Ninguém diz para quê e nem como. Nós vamos fazer o Hospital Municipal do Idoso, porque a criança tem uma série de unidades especializadas pra criança: os Caics (Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente), os hospitais da criança – o [Hospital Infantil] Dr. Fajardo [administrado pela SES-AM]. As mulheres têm o Instituto Dona Lindu [também sob gestão da SES-AM], mas os idosos têm o vazio. Nós vamos fazer o Hospital do Idoso”, reafirmou o ex-deputado federal.
Marcelo Ramos ainda explicou como vai captar recursos para erguer e manter em funcionamento a unidade hospitalar especializada em pessoas da terceira idade. “O Hospital do Idoso vai ser construído em parceria com o governo federal e mantido com os recursos de um programa chamado Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde), que é a contrapartida que os seis hospitais de excelência do Brasil têm que dar para o SUS por não pagarem contribuição previdenciária patronal”, disse.
Leia mais:
Marcelo Ramos confirma visita de Lula ao Amazonas e revela agenda do presidente
‘Onda’ nas Eleições: Marcelo Ramos fala sobre bastidores do seu plano de governo
O candidato da esquerda ao Poder Executivo garantiu que tem articulado a parceria com os hospitais de referência do país em qualidade médico-assistencial e gestão. Ramos declarou que já abriu diálogos com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hcor (Hospital do Coração), Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês como precaução para a construção do Hospital Municipal do Idoso.
E além de Marcelo Ramos, os rivais de pleito, como o atual prefeito David Almeida (Avante), o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) e o deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), também incluíram nas propostas de governo a ampliação da rede municipal de saúde para serviços de média e alta complexidade.
Nesta segunda-feira, Ramos participou da rodada de entrevistas, organizada pela Rede Onda Digital, com os candidatos mais bem posicionados nas pesquisas de intenções de voto para as eleições municipais de 2024 e com representatividade no Congresso Nacional.