Em meio à corrida eleitoral pela Prefeitura de Manaus, a pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas do Norte Ltda. (Ipen) revelou a intenção de votos de eleitores e seguidores de Lula e Bolsonaro em Manaus.
Marcelo Ramos, candidato pelo Partido dos Trabalhadores (PT) representante do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) possui 11,9% da intenção de votos dos mil eleitores entrevistados. Ramos tem apostando na popularidade de Lula para consolidar sua candidatura na capital amazonense.
Por outro lado, quando se fala em Jair Bolsonaro (PL), a maioria dos eleitores, 31,7%, vota em Capitão Alberto Neto (PL) como o nome mais associado ao ex-presidente. Alberto Neto leva discurso bolsonarista em toda sua agenda apostando na popularidade do ex-presidente na capital.
LULA
Além de Ramos, o atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), foi identificado por 9% dos eleitores como candidato apoiado por Lula, enquanto o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) obteve 2,1% das menções. Outros candidatos também foram mencionados, como o deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), com 0,9%, o Capitão Alberto Neto (PL), com 0,7%, Wilker Barreto (Mobiliza), com 0,3%, e Gilberto Vasconcelos (PSTU), com 0,2%. No entanto, 74,4% dos entrevistados afirmaram não saber ou preferiram não responder à pergunta.
Saiba mais:
- Pesquisa Ipen aponta reeleição de David Almeida no 2° turno; Marcelo Ramos figura com maior rejeição
- Em entrevista Marcelo Ramos fala sobre a legalização do aborto: ‘sou a favor das regras atuais’
BOLSONARO
Alberto Neto em primeiro e David Almeida foi o segundo mais citado, por 5,1% dos entrevistados. Entre os menos relacionados ao ex-presidente estão Amom Mandel, com 1,5%, Roberto Cidade, com 1,4%, Marcelo Ramos, com 0,9%, Gilberto Vasconcelos, com 0,4%, e Wilker Barreto, com 0,1%. Nesse quesito, 58,3% dos eleitores declararam não saber ou não responderam.
A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 16 de agosto, com um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de 3,09%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-08753/2024.