27.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

OUÇA AO VIVO

ASSISTA AO VIVO

Pesquisa Ipen: David Almeida supera Amom Mandel em intenções de votos

Publicado em:

- Anúncio -

O Instituto de Pesquisa do Norte (Ipen) divulgou nesta quarta-feira (15/5) uma nova pesquisa de intenções de votos para a Prefeitura de Manaus. Os dados mostram uma reviravolta no cenário eleitoral em relação a abril.

Na nova rodada, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), aparece como o mais citado na pesquisa, diferentemente do levantamento anterior quando o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) liderava.


Saiba mais:


Cenário espontâneo

Na pesquisa espontânea, onde os eleitores não recebem uma lista de candidatos, David Almeida manteve a liderança, apesar de uma leve queda de 13,6% em abril para 12,8% em maio. Amom Mandel, por sua vez, subiu de 10,1% para 10,7%, consolidando sua segunda posição.

O terceiro lugar ficou com o Capitão Alberto Neto (4,2%), seguido por Roberto Cidade (3,1%), Marcelo Ramos (1,2%) e Maria do Carmo Saffair (0,8%).

A pesquisa apontou, ainda, que 62% dos eleitores ainda estão indecisos sobre em quem votar.

 

Cenário estimulado

No cenário estimulado, feito com os seis nomes mais lembrados pelos entrevistados, David Almeida superou Amom Mandel, que liderava no mês anterior. Em abril, Mandel tinha 33,3% das intenções de voto, mas caiu para 27,5% em maio. David Almeida, que estava com 29,9% no mês passado, subiu para 30,5%, assumindo a liderança.

O cenário estimulado ainda mostra um empate técnico entre David Almeida e Amom Mandel. Além deles, outros candidatos aparecem nas preferências dos eleitores: Capitão Alberto Neto (PL) com 10,9%, Roberto Cidade (União Brasil) com 8,7%, e Marcelo Ramos (PT) que, mesmo com pouco tempo de pré-campanha, atingiu 5,3% das intenções de voto.

Foto: Reprodução

Já as projeções de segundo turno revelam diferentes cenários:

  1. David Almeida vs. Amom Mandel: Amom Mandel lidera com 45,7%, enquanto David Almeida tem 40,7%. Cerca de 10,6% dos eleitores não votariam em nenhum dos dois candidatos e 3% não souberam ou não responderam.
  2. David Almeida vs. Capitão Alberto Neto: David Almeida tem uma vantagem com 50,1% contra 32,3% de Alberto Neto. Neste cenário, 14,2% optariam por branco/nulo/nenhum e 3,4% não responderam.
  3. David Almeida vs. Marcelo Ramos: David Almeida domina com 56,5% das intenções de voto contra 21,7% de Marcelo Ramos. Aproximadamente 18,2% dos eleitores escolheriam branco/nulo/nenhum e 3,6% não responderam.
  4. David Almeida vs. Roberto Cidade: David Almeida lidera com 54,9%, enquanto Roberto Cidade obtém 27,7%. Cerca de 14,7% votariam em branco/nulo/nenhum e 2,7% não responderam.

Amom é o candidato menos rejeitado

A pesquisa apresentou, também, dados sobre a rejeição dos candidatos. Marcelo Ramos é o mais rejeitado, com 21,3% dos eleitores afirmando que não votariam nele.

David Almeida tem 14,5% de rejeição, seguido por Wilker Barreto (13,6%), Maria do Carmo Seffair (12,9%), Roberto Cidade (11,7%) e Alberto Neto (11,2%). Amom Mandel possui a menor rejeição, com apenas 9%.

A pesquisa do Ipen, com o registro 06369/2024 no TSE, foi uma parceria com os portais BNC Amazonas, Amazonas Atual, Portal ÚNICO, Portal do Marcos Santos, Portal do Mário Adolfo e Blog do Hiel Levy. Os dados foram coletados entre 07 a 13 de Maio de 2024. Nesse período, foram entrevistadas 1.000 pessoas, já com a inserção de Marcelo Ramos, que declarou ser pré-candidato do PT há pouco mais de um mês.

Confira a pesquisa completa:

Deixe seu comentário
- Anúncio -
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

| Compartilhar

Últimas Notícias

- Anúncio -
Siga-nos no X
TV Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
Rádio Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -