O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), que busca a reeleição, aparece como o favorito na mais recente pesquisa do Instituto de Pesquisas do Norte (Ipen), divulgada nesta terça-feira (20/08). Na modalidade estimulada, 32,9% dos entrevistados citaram Almeida como sua escolha para o cargo de prefeito. O deputado federal Amom Mandel (Cidadania), que também disputa a vaga, foi apontado por 22,2% dos participantes da pesquisa, realizada entre os dias 12 e 16 de agosto.
Outros nomes que aparecem na pesquisa incluem o deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), que está em terceiro lugar com 12,1% das intenções de voto. Em seguida, o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) surge com 10%, o ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT) com 5,2%, o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) com 1,9% e o professor Gilberto Vasconcelos (PSTU) com 0,5%.
Os eleitores que se mostraram indecisos ou que não responderam à pesquisa somam 7,7%, enquanto aqueles que declararam a intenção de votar em branco ou anular o voto também representam 7,5%.
Saiba mais:
- Após Daniel Almeida elogiar gestão de David em sessão, Alessandra Campêlo sobe tom e o acusa de crime eleitoral e “mentiroso”
- Pesquisa Perspectiva mostra David Almeida rumo à reeleição; Amom em segundo e Cidade no 3º lugar
Na pesquisa espontânea, onde os eleitores não são apresentados a uma lista de candidatos, David Almeida foi lembrado por 15,8% dos entrevistados, enquanto Amom Mandel foi citado por 10,7%. Nesse cenário, Roberto Cidade aparece com 5,1%, Capitão Alberto Neto com 3,9%, Marcelo Ramos com 1,3% e Wilker Barreto com 0,6%. A pesquisa também revelou que 60,4% dos entrevistados ainda não decidiram em quem votar, e 2% pretendem votar em branco ou nulo.
A pesquisa Ipen é a primeira a ser divulgada após o início oficial da campanha eleitoral e entrevistou 1.000 pessoas na capital amazonense. Com uma margem de erro de 3,09% e um índice de confiabilidade de 95%, o estudo foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-08753/2024.
Cenários de segundo turno
Em possíveis cenários de segundo turno, a pesquisa do Ipen revela a liderança de David Almeida em todos os confrontos simulados. Contra Amom Mandel, Almeida teria 46,1% dos votos, enquanto Mandel obteria 35,5%. Nesse cenário, 4,1% dos eleitores não souberam ou não quiseram responder, e 14,3% disseram que votariam em branco ou nulo.
Se o adversário fosse Capitão Alberto Neto, David Almeida ampliaria sua vantagem, com 50,2% das intenções de voto, contra 29,9% de Alberto Neto. Nesse confronto, 4,4% dos entrevistados disseram estar indecisos, e 15,5% votariam em branco ou nulo.
Em um embate com Marcelo Ramos, Almeida obteria 59,0% das preferências, enquanto Ramos teria apenas 19,5%. Nesse cenário, 2,1% dos eleitores não souberam responder, e 19,4 % votariam em branco ou nulo.
Por fim, contra Roberto Cidade, David Almeida venceria com 51,1% dos votos, enquanto Cidade alcançaria 27,7%. Nesta simulação, 4% dos entrevistados disseram não saber em quem votar, e 17,2% optariam por voto branco ou nulo.
Rejeição
Quando se trata do índice de rejeição, o candidato Marcelo Ramos lidera com 19,5%, seguido por Gilberto Vasconcelos (14,8%) e Wilker Barreto (12,4%). O candidatos menos rejeitado, de acordo com a pesquisa, é Roberto Cidade, com 9,1%.