35.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Pela terceira vez consecutiva, Manaus não tem mulheres nas cabeças de chapa; quatro concorrem como vice

Publicado em:

- Anúncio -

Em Manaus, a eleição municipal de 2024 não terá representação feminina nas cabeças de chapa pela terceira eleição consecutiva. A capital contará com sete candidatos à prefeitura: David Almeida (Avante), Amom Mandel (Cidadania), Alberto Neto (PL), Wilker Barreto (Mobiliza), Roberto Cidade (União Brasil), Marcelo Ramos (PT) e o professor Gilberto Vasconcelos (PSTU).

O cenário eleitoral de Manaus neste ano revela que a presença feminina na corrida pela prefeitura será limitada à disputa por vagas como vice-prefeitas. Apesar de algumas mulheres terem sido cogitadas como candidatas principais, negociações e mudanças de planos resultaram na exclusão dessas pré-candidaturas.

Anne Moura, secretária Nacional de Mulheres do PT, foi cotada para a candidatura à Prefeitura de Manaus. Em abril, o presidente Lula indicou o nome do ex-deputado federal, Marcelo Ramos, para concorrer pré-candidatura a prefeito de Manaus pelo (PT). Anne por sua vez, decidiu concorrer a uma vaga na Câmara Municipal.

Maria do Carmo Seffair, do Partido Novo, também foi uma das pré-candidatas mencionadas. Após negociações, ela abandonou a cabeça de chapa pela prefeitura para integrar a chapa como vice de Alberto Neto (PL).

Natália Demes, do PSOL, teve uma trajetória similar. Desistiu da candidatura à prefeitura um dia antes da convenção que oficializou Marcelo Ramos como candidato pelo PT.


Saiba mais:


Quatro mulheres concorrem como vices 

Apesar da ausência feminina nas cabeças de chapa, a disputa para a vice-prefeitura contará com quatro mulheres: Nancy Segadilha (Amom Mandel), Maria do Carmo Seffair (Alberto Neto), Damiana Amorim (Gilberto Vasconcelos) e Professora Renata (Wilker Barreto).

Nancy Segadilha

Nancy Segadilha é um exemplo de superação e ativismo. Primeira tetraplégica a saltar de paraquedas no Brasil, Nancy é advogada e pós-graduada em Perícia Criminal e Ciência Forense. Reconhecida por sua atuação na causa da pessoa com deficiência, foi presidente da Comissão das Pessoas com Deficiência da OAB-AM e do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Amazonas. Ela também exerceu funções de destaque na SEPED e SEJUSC, além de atuar como vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Amazonas.

Seu trabalho é reconhecido com honrarias como a medalha da Ordem do Mérito Acadêmico da ESMAM e o primeiro prêmio de Direitos Humanos da ALEAM. Nancy é uma voz ativa na inclusão social, idealizando a campanha “Inclusão Dever de Todos” e contribuindo como membro de diversas associações, incluindo a Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil.

(Foto: Reprodução/Instagram)

Maria do Carmo

A professora Maria do Carmo Seffair Lins de Albuquerque é destaque no setor educacional e empresarial de Manaus. Com 64 anos, ela é empresária, contadora, advogada e educadora, além de ser Mestre em Direito Processual pela USP e Doutora em Direito pela PUC-Minas. Co-fundadora da Fametro, uma das maiores instituições de ensino do Norte/Nordeste do Brasil, Maria tem uma longa trajetória dedicada à educação e ao empreendedorismo.

Além de dirigir a Faculdade Santa Teresa e administrar o Tropical Hotel Amazônia, ela também é responsável pela gestão da Santa Casa de Misericórdia do Amazonas. Sua carreira começou cedo, aos 15 anos, e desde então, Maria tem se dedicado a criar oportunidades educacionais e de negócios na região.

(Foto: Reprodução)

Professora Renata 

Renata Cristina Seabra Moraes é uma profissional com experiência em educação e administração pública. Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas, Renata complementou sua formação com pós-graduações em áreas como Administração, Engenharia e Marketing Esportivo. Ela iniciou sua carreira como professora na rede municipal de ensino e rapidamente ascendeu a cargos de liderança.

Como gestora da Escola Municipal Madre Tereza de Calcutá, Renata implementou reformas que melhoraram significativamente os índices de desempenho escolar. Entre 2014 e 2018, foi Chefe da Divisão Distrital Zona Leste 1, onde contribuiu para a redução do abandono escolar. Além disso, Renata teve atuação destacada no Conselho Municipal de Assistência Social e como assessora parlamentar, focando em políticas para a inclusão de pessoas com deficiência e apoio às mulheres.

(Foto: Divulgação)

Damiana Amorim

Damiana Amorim, candidata a vice-prefeita pelo PSTU, é uma nutricionista de 50 anos com uma longa trajetória de militância política e social. Iniciou sua atuação no movimento estudantil no final dos anos 1980 e entrou para o PSTU em 1997. Damiana já concorreu a cargos como vereadora, deputada estadual e deputada federal, além de ser uma das principais ativistas no Movimento de Luta Popular de Manaus, sendo uma das dirigentes nacionais deste movimento.

Damiana também é uma das incentivadoras da criação da Associação Nacional dos Imigrantes Venezuelanos (ANIV), onde atua como coordenadora.

(Foto: Reprodução/Instagram)
Deixe seu comentário
- Anúncio -
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Fórum GD Norte
Radio Onda Digital
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo

| Compartilhar

Últimas Notícias

- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
Rádio Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Siga-nos no X
TV Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -