26.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Pardal registra mais de 40 denúncias de crimes eleitorais no AM nos primeiros dias de campanha

Publicado em:

- Anúncio -

O aplicativo ‘Pardal’, lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já recebeu 43 denúncias de possíveis crimes eleitorais no estado do Amazonas durante os primeiros dias de campanha para as Eleições Municipais de 2024. A plataforma, que está disponível gratuitamente para download na Google Play e na App Store, permite que eleitores registrem e acompanhem irregularidades nas campanhas eleitorais.

De acordo com dados coletados no Pardal Web, até a manhã desta terça-feira (20/08), as denúncias foram registradas em sete municípios do Amazonas. Manaus lidera com 21 denúncias, seguida por Manacapuru com 13, Maués com 5, e Apuí e Atalaia do Norte, ambos com 1 denúncia. A maior parte das queixas está relacionada a campanhas para o cargo de vereador.

Com a liberação oficial da propaganda eleitoral nas ruas e na internet desde a última sexta-feira (16/08), o TSE disponibilizou a versão atualizada do Pardal 2024, que inclui funcionalidades como Pardal Móvel, Pardal Web e Pardal ADM. Essas ferramentas visam proporcionar maior transparência e controle durante o período eleitoral.


Saiba mais:


Pardal Móvel 

O Pardal Móvel, disponível para smartphones e tablets, é um dos principais recursos para a denúncia de propaganda eleitoral inadequada. A nova versão do aplicativo, conforme a Portaria TSE nº 662/2024, exige que as denúncias sejam acompanhadas de provas concretas, como fotos, vídeos ou áudios, e que os usuários estejam cientes das regras sobre o que é permitido ou não na propaganda eleitoral.

Pardal Web e ADM

O Pardal Web permite que os eleitores acompanhem o andamento das denúncias e visualizem estatísticas detalhadas. Já o Pardal ADM oferece a possibilidade de gerar notificações informatizadas para partidos políticos, federações ou coligações envolvidas nas denúncias. Esse recurso é útil para anexar documentação comprobatória e esclarecer os fatos apontados.

Outras Denúncias

Embora o Pardal 2024 se concentre em denúncias de propaganda eleitoral irregular, o aplicativo também direciona os usuários para outros canais de denúncia. Para casos de desinformação, o sistema redireciona para o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade). Para crimes eleitorais e outras irregularidades, o usuário é orientado a contatar o Ministério Público Eleitoral. Além disso, o SOS Voto, disponível pelo número 1491, oferece suporte na luta contra a desinformação eleitoral.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Siga-nos no Threads
Youtube - Rede Onda Digital
Fucapi

| Compartilhar

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Mais lidas

- Anúncio -
- Anúncio -