28.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

“Manaus é uma cidade com muito potencial, mas que tem sido maltratada há muito tempo”, diz Nancy Segadilha

Publicado em:

- Anúncio -

A Rede Onda Digital entrevistou Nancy Segadilha, vice-presidente da Comissão Nacional da Pessoa com Deficiência da OAB-AM e ex-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-AM). Nancy foi escolhida como vice na chapa de Amom Mandel (Cidadania), pré-candidato a prefeito de Manaus.

Durante a entrevista, Nancy destacou as principais barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência (PcD) na cidade e compartilhou suas expectativas e desafios para uma gestão municipal inclusiva.

Como vice-presidente da Comissão Nacional da Pessoa com Deficiência da OAB-AM e como pessoa com deficiência, quais são as principais barreiras que você identifica na cidade de Manaus para a inclusão plena de pessoas com deficiência?

Nancy Segadilha: ” A nossa cidade não possui nem calçadas, não temos um mínimo, não somente para as Pessoas com Deficiência ou com mobilidade reduzida, mas para toda população manauara sem transporte público de qualidade, mobilidade urbana. Na educação encontramos a ineficácia na educação inclusiva não temos mediadores, são inúmeras barreiras para efetiva inclusão.”

Você já atuou como presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-AM). Quais conquistas importantes você acredita que podem ser alcançadas no âmbito municipal, caso seja eleita vice-prefeita ao lado de Amom Mandel?

Nancy Segadilha: “O Conselho Municipal da PCD tem o papel principal de fiscalizar as execuções das políticas públicas, na nossa gestão iremos construir juntos essas políticas públicas pautados em ‘Nada Sobre Nós Sem Nós’, para que chegue em quem mais precisa. O nosso plano de gestão vem sendo construído com a nossa população.”

Como você avalia a acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiência nas políticas públicas atuais de Manaus?

Nancy Segadilha: “Infelizmente, até o momento, ainda nos encontramos excluídos, são extremamente discretas as pequenas conquistas para vivermos de forma independente na nossa cidade, em igualdade de oportunidades e exercendo nosso direito de cidadania e participação social.”

Quais são suas expectativas e desafios ao assumir a candidatura como vice-prefeita, especialmente sendo uma representante da comunidade PCD? Como você vê o papel da administração pública na promoção dos direitos e na melhoria da qualidade de vida dessa população?

Nancy Segadilha: “Eu acredito que a minha candidatura é, realmente, para colocar em prática o nosso lema: “Nada sobre nós sem nós!”, que diz sobre a importância de pessoas com deficiência atuarem como protagonistas das suas vidas e da sua causa. Eu sei que o desafio é grande Manaus é uma cidade com muito potencial, mas que está sendo maltratada há muito tempo. Nossa população precisa e merece de uma gestão que a olhe com amor, mas, principalmente, com responsabilidade sabendo que comandar uma cidade com Manaus é muito mais do que um dever, é uma honra. Que se tratando da comunidade PcD a qualidade de vida de toda cidade é atendida quando as necessidades de locomoção, de inclusão e de acessibilidade são atendidas. Uma cidade boa para uma Pessoa com Deficiência é uma cidade boa para crianças para idosos para todos nós e é isso o que eu quero e vou construir ao lado do Amom.”


Saiba mais:

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Siga-nos no Threads
Youtube - Rede Onda Digital
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

| Compartilhar

Mantenha-se conectado

Siga-nos no Threads

Mais lidas

- Anúncio -
Siga-nos no Threads
Instagram Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
TV Onda Digital
- Anúncio -