Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Justiça Eleitoral suspende Pesquisa com dados errados no 2º turno das eleições em Manaus

Justiça Eleitoral suspende Pesquisa com dados errados no 2º turno das eleições em Manaus

Caroline Vasco
Por Caroline Vasco | 26/10/24 às 19:24h

A Justiça Eleitoral, por meio do Juízo da 62ª Zona Eleitoral de Manaus, deferiu, neste sábado (26/10), medida liminar que determina a suspensão imediata da divulgação da pesquisa eleitoral realizada pela empresa Projeta Pesquisas, protocolada sob o número AM-03010/2024.

A decisão foi fundamentada em irregularidades verificadas no registro da pesquisa, que deixou de fornecer informações obrigatórias,como o detalhamento dos bairros onde foram realizadas as entrevistas e o número de entrevistados por localidade, em descumprimento à Resolução TSE nº 23.600/2019. A ausência desses dados impossibilita a verificação da validade da pesquisa.

A pesquisa em questão indicava o candidato David Almeida com uma vantagem de 11,12 pontos percentuais sobre o candidato Alberto Neto. No entanto, considerando o risco de interferência indevida na opinião dos eleitores, o Juízo Eleitoral decidiu pela suspensão da divulgação.

Veja;

Justiça Pesquisa Projeta


Leia mais

Pesquisa EAS aponta Alberto Neto com 50,65% e David Almeida com 49,35% dos votos válidos

Ipen e Eficaz: Novas pesquisas apontam que prefeito eleito em Manaus terá vitória ‘apertada’


Essa decisão reforça o compromisso da Justiça Eleitoral com a transparência e a regularidade do processo eleitoral, assegurando que as informações divulgadas sejam precisas e estejam em conformidade com as exigências legais.

A divulgação ilegal desta pesquisa, desconsiderando a ordem judicial de suspensão, pode acarretar a adoção de medidas legais cabíveis contra os responsáveis, sujeitando os envolvidos às sanções previstas na legislação vigente.