Vinte urnas eletrônicas foram sorteadas das 9h às 12h, neste sábado (05), e passaram pela auditoria do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), às vésperas do primeiro turno das eleições municipais.
Se houver segundo turno, o mesmo sorteio será realizado no dia 26 de outubro, das 09h às 12h. Ambos os eventos serão realizados no Auditório Juiz Fausto Ferreira dos Reis (prédio anexo do TRE-AM).
Os testes de integridade consistem em uma simulação de votação. Além disso, também serão realizados os testes de integridade com biometria envolvendo duas urnas, na Faculdade Martha Falcão, na rua Natal, no bairro Adrianópolis, na zona Sul de Manaus.
Veja o vídeo;
Leia mais
VÍDEO: Últimas urnas são transportadas por helicóptero e barcos para interior do Amazonas
O juiz e Presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (TRE-AM), Marcelo Manuel Vieira explicou que desde a última eleição, em 2022, o tribunal decidiu realizar as auditorias para afastar as dúvidas sobre a segurança das urnas eletrônicas.
“A auditoria é feita nessa dimensão foi implementada nas eleições de 2022, na qual houve uma série de sugestões de que a urna eletrônica não era confiável, que ela desviava votos”, afirmou o juiz.
O magistrado destacou que as urnas são invioláveis. “Isso nos permite mostrar para a sociedade o quanto a urna é confiável, transparente e inviolável. Mostrar para a sociedade que a certeza do voto dele será computado, a vontade popular será realmente trazida com o final da votação”, garantiu