Neste domingo (6/10), os eleitores de Manaus escolheram seus representantes na Câmara Municipal (CMM), e o destaque foi para o agora eleito vereador Alexandre da Silva Salazar, conhecido como Sargento Salazar, do Partido Liberal (PL). Com 22.594 votos válidos, o Sargento Salazar conquistou 99,44% das preferências, e se consolidou o vereador mais votado da cidade.
Com 41 anos e formação em ensino médio completo, Sargento Salazar atua como policial militar e promete focar suas ações na segurança e no bem-estar da população manauara.
O segundo lugar na votação foi ocupado por Zé Ricardo, candidato da Federação BRASIL DA ESPERANÇA (PC do B / PT / PV). Economista, advogado e ex-deputado, Zé Ricardo recebeu 17.395 votos e é conhecido por sua trajetória política voltada para as demandas sociais.
Em seguida, a vereadora reeleita Thaysa Lippy de Souza Florêncio, do Partido Renovação Democrática (PRD), ficou em terceiro lugar com 16.116 votos. Empresária e advogada, Thaysa é casada, cristã e presidente municipal do PRD, além de estar pós-graduando em Direito Constitucional e Eleitoral.
Leia mais:
Vereadores de Manaus já gastaram quase R$ 45 milhões de verba do “cotão”
Função dos vereadores
Os vereadores têm um papel fundamental na administração municipal, sendo responsáveis por elaborar leis e fiscalizar a atuação do Executivo, ou seja, do prefeito. Eles propõem, discutem e aprovam leis que impactam diretamente a vida dos cidadãos, como a Lei Orçamentária Anual, que define como serão aplicados os recursos provenientes dos impostos pagos pela população.
É dever dos vereadores acompanhar as ações do Executivo, assegurando que as metas de governo sejam cumpridas e que as normas legais sejam respeitadas.