A eleição municipal de 2024 marcou um recorde histórico, com o maior índice de reeleições dos últimos 20 anos. Dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam que 80% dos candidatos a prefeito que buscaram um novo mandato foram reeleitos, superando o recorde anterior de 2008, quando 65% dos prefeitos foram reconduzidos ao cargo.
Em comparação, nas eleições de 2020 a taxa de reeleição foi de 62%, enquanto 2016 teve o maior índice de renovação de prefeituras dos últimos anos, com apenas 47% dos prefeitos reeleitos.
O partido Republicanos se destacou entre os partidos com mais de cem candidatos à reeleição, mantendo 86% dos prefeitos que tentaram novo mandato. Ao todo, o partido conquistou 203 das 235 prefeituras disputadas.
Saiba mais:
- Eleições 2024: Saiba qual partido conquistou quase 900 prefeituras; veja o ranking completo
- Eleições 2024: Veja lista completa de prefeitos reeleitos nas capitais do Brasil
Já entre os partidos com menos de cem candidatos à reeleição, o Cidadania e o PCdoB apresentaram o melhor desempenho. O Cidadania reelegeu prefeitos em 17 dos 19 municípios onde disputava, alcançando uma taxa de 89% de sucesso. O PCdoB, por sua vez, manteve o comando em 13 das 15 cidades onde tentava a recondução de prefeitos (86%).
Os estados do Amapá e Roraima registraram 100% de reeleição entre prefeitos candidatos. No Amapá, nove prefeitos que buscaram novo mandato conquistaram a vitória, enquanto em Roraima, todos os dez prefeitos também foram reeleitos.
*Com informações de Estadão Conteúdo