Com o 1º turno das eleições municipais de 2024 marcado para o domingo (06/10), os candidatos e suas equipes ainda têm dois dias para intensificar suas campanhas. A propaganda eleitoral gratuita na televisão e rádio foi encerrada na quinta-feira (03), mas algumas atividades de campanha continuam permitidas até o sábado (05).
Os candidatos têm até esta sexta-feira (04), para investir em propaganda eleitoral paga na internet e em jornais. De acordo com as regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), essa é a data final para a veiculação de anúncios patrocinados nas redes sociais e espaços publicitários em mídias impressas. A partir de amanhã (05), nenhuma propaganda paga poderá ser veiculada.
Se houver 2º turno, marcado para 27 de outubro, a data limite para a propaganda eleitoral paga será o dia 25 de outubro.
Saiba mais:
- Eleições 2024: Saiba o que pode ou não ser feito no dia da eleição; primeiro turno acontece domingo
- Eleições 2024: Saiba horário e quais documentos levar para votar em Manaus
Atividades de rua
As atividades de rua, que incluem passeatas, carreatas, distribuição de material gráfico (como santinhos) e o uso de alto-falantes, podem continuar até o sábado (05). Os candidatos podem utilizar alto-falantes e amplificadores de som entre as 8h e 22h para divulgar suas mensagens.
No caso de 2º turno, essas atividades de rua também estarão permitidas até a véspera da nova votação, em 26 de outubro.
Dia das eleições
No dia da votação, os eleitores podem manifestar apoio a seus candidatos de forma individual e silenciosa, utilizando broches, bandeiras, camisetas ou adesivos. No entanto, atos coletivos de propaganda, como carreatas ou comícios, estão proibidos no dia da eleição, bem como a boca de urna — prática de tentar influenciar os eleitores na entrada dos locais de votação.