Natural de Manaus e ‘filho’ do bairro de Petrópolis, zona Sul da cidade, o ativista social pela causa da pessoa com deficiência e advogado criminalista João Lira lança sua pré-candidatura para concorrer a uma vaga na Câmara Municipal (CMM) nas eleições de 2024.
O evento está marcado para o próximo dia 01 de maio, Dia do Trabalhador, a partir das 19h, no bairro Petrópolis, rua Gualter Batista, número 48, ao lado da Escolinha Lápis de Cor. A concentração deve reunir uma multidão de apoiadores, além de familiares e amigos.
Saiba mais:
Eleições 2024: PT oficializa Marcelo Ramos como pré-candidato à prefeitura de Manaus
Google proíbe veiculação de anúncios políticos nas eleições 2024
Em 2022, João Lira foi candidato a deputado estadual, sendo o terceiro candidato mais votado do Partido Solidariedade, agora, filiado no PRD, Lira sonha com uma cadeira na Câmara Municipal de Manaus.
“Lançar minha pré-candidatura no bairro onde nasci é uma afirmação de identidade, acredito que toda conquista começa no lugar onde temos raízes”, declara.
Perfil
A consciência da importância do ativismo social vem desde sua infância ao lutar por um tratamento de saúde por ter nascido com fissura labiopalatina, anomalia congênita que acomete lábio e palato (céu da boca). João Lira fundou aos 12 anos, a Associação dos Portadores de Fissura do Amazonas (APFAM), para auxiliar mães e crianças fissuradas a terem um tratamento adequado.
Em 2021 fortaleceu ainda mais o trabalho social, principalmente voltado para a acessibilidade, sendo autor do ‘Olhar Curumim’, projeto premiado pela Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa. “Foi o primeiro projeto no Amazonas que ensinou fotografia de forma totalmente acessível para a comunidade surda”, explica.
Com olhar atento às dificuldades das mulheres, João Lira desenvolveu o ‘Cunhãs Empreededoras’, projeto que potencializa o empreendedorismo feminino nos bairros de capital amazonense por meio de cursos de capacitação, dentre eles, culinária, levando mulheres a obterem uma fonte de renda.
“Cuidar do próximo requer um olhar atento, deixar de lado as diferenças e estender as mãos a todos que precisam de ajuda. Desde criança eu tive que lutar para vencer várias lutas, e todas as batalhas vencidas me tornaram um cidadão mais forte para defender a causa daqueles que têm seus direitos negados”, reforça o advogado João Lira.