28.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Eleições 2024: confira a lista de comunicadores que disputam vaga na CMM

Publicado em:

- Anúncio -

Cada vez mais profissionais da área de comunicação social em Manaus estão buscando uma carreira na política. Comunicadores com experiência em mídia impressa, portais de notícias, televisão e rádio irão disputar no primeiro turno das eleições municipais, neste domingo (06/10), uma das 41 vagas de vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Entre os candidatos da área, três são conhecidos do público e dos eleitores por aparecerem na televisão e na internet à frente de programas variados e telejornais. São os apresentadores Paloma Souza, mais conhecida como Lomittas (PMB), Nathália Nascimento (Podemos) e Clayton Pascarelli (PP), que se afastaram neste ano dos respectivos programas que comandavam para concorrer ao pleito.

Com o “Lomittas Tá On”, programa de bastidores e entrevistas sobre política da Rede Onda Digital, a personalidade de Paloma, que era conhecida na internet, acabou ganhando os telespectadores na TV ao se posicionar firmemente sobre diversos temas, principalmente, nos campos político e social.

Com passagens por emissoras como Rede Amazônica, TV A Crítica, Record e TV Norte, Clayton Pascarelli lançou pela primeira vez uma candidatura. Jornalista de formação, Pascarelli liderou diversos telejornais que o popularizaram no Amazonas.

Diferente do colega de profissão, Nath Nascimento já concorreu à Casa Legislativa, em 2020. A figura marcante de Nath nos programas em que apresentou, como “Magazine” e “Peladão A Bordo”, da TV A Crítica, não a elegeu como parlamentar na época, mas neste ano acredita estar mais próxima de uma vaga na CMM. Antes da nova candidatura, ela era apresentadora do programa “Tudo Nosso”, da TV Diário/Record News Manaus.

Outra candidata a vereadora “cria” da TV é a jornalista e advogada criminalista Liliane Araújo (Avante). Ela também ganhou visibilidade pelo período como repórter e apresentadora na filial da Globo em Manaus, a Rede Amazônica. Na empresa de comunicação, apresentou programas como o “Bom Dia Amazônia”. Liliane também apresentou o “A Tarde na Onda”, uma revista eletrônica na TV Onda Digital.

Em 2017, a jornalista fez a primeira tentativa de emplacar na política ao disputar a eleição suplementar ao Governo do Amazonas após a cassação do governador José Melo e do vice Henrique Oliveira. Na época, Liliane Araújo teve a candidatura indeferida pelo TRE-AM devido a um imbróglio na filiação partidária, mas ainda recebeu mais de 64 mil votos após recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com destaque em reportagens policiais e lives para portais de notícias, mais dois profissionais da comunicação desejam tomar posse na próxima legislatura da Câmara de Manaus, a partir de 2025. O jornalista Raphael Tavares (Agir), mais conhecido como “Fofinho”, teve uma rápida passagem pela Rede Onda Digital antes de revelar ser candidato. Ele também integrou a equipe do programa do apresentador da TV A Crítica, Sikêra Júnior. Nas urnas, Raphael adotou o apelido “Fofinho do Povo”.

O repórter policial Eudogio Gonçalves (Progressistas), conhecido pelo trabalho no portal de notícias Imediato, é outro exemplo. Há dez anos no jornalismo, ele ficou conhecido também pelas pautas de comunidade e polícia e agora tenta uma vaga na casa municipal.


Leia mais:

Parque Gigantes da Floresta funcionará em horário especial neste domingo de eleições

Eleições 2024: o que os candidatos ainda podem fazer às vésperas do 1º turno


Jornalista com passagens por portais como Imediato e CM7, Thiago Quara (Avante) é mais um nome da área que vai disputar uma cadeira na CMM neste domingo.

De fora do jornalismo televisivo, André Moreira (PSDB) não tem o apelo dos outros colegas de profissão candidatos que possuem engajamento com telespectadores e internautas. Com mais de 20 anos de experiência, o jornalista atuou mais nos bastidores das notícias pela mídia impressa, em que de repórter ascendeu para cargos de liderança, como o de diretor-chefe do jornal Amazonas Em Tempo e Agora.

As eleições para a CMM também podem trazer de volta ao Poder Legislativo representantes da área da comunicação social que já tiveram mandato até na outra Casa, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). É o caso do radialista e ex-deputado estadual Álvaro Campelo (Progressistas), que não conseguiu se reeleger em 2022 para a Aleam. O ex-apresentador de TV busca agora ser novamente vereador, cargo que exerceu por quase dois mandatos consecutivos antes de sair da Câmara de Manaus após ser eleito deputado, em 2018.

Outro nome com longa carreira no jornalismo e que espera regressar à CMM é o ex-vereador e ex-apresentador de telejornal da Rede Amazônica, Elias Emanuel (PSB). O veterano jornalista teve quatro mandatos consecutivos na Casa Legislativa, entre 2005 e 2020. Em outros momentos, na carreira política, Emanuel assumiu cargos de direção em órgãos municipais, como secretário ou diretor de departamento.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Siga-nos no Threads
Youtube - Rede Onda Digital
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo

| Compartilhar

Mantenha-se conectado

Siga-nos no Threads

Mais lidas

- Anúncio -
TV Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads
- Anúncio -