Dois candidatos à Prefeitura de Manaus aderiram ao manifesto “Compromisso contra a corrupção e pela boa governança“. O documento do Comitê Amazonas de Combate à Corrupção (CACC), elaborado por entidades da sociedade civil, foi enviado aos candidatos e partidos políticos com 29 propostas de transferência de garantia de compromissos éticos e pela boa governança.
O candidato Amom Mandel (Cidadania) foi o primeiro a responder afirmativamente, apenas uma semana após o envio do manifesto, conforme informado o CACC no dia 3 de setembro de 2024. Na sequência, Wilker Barreto (Mobiliza) também se comprometeu com o documento, conforme comunicado em 7 de setembro de 2024.
O manifesto esta disponível na sede do Sindicato dos Jornalistas para adesões de candidatos e entidades da sociedade civil que desejam apoiar uma iniciativa.
Saiba mais:
- Comitê anticorrupção do Amazonas lança cartilha contra a compra de votos
- 25 dias para a eleição: sem novidades no discurso, Amom não é mais uma certeza no 2° turno
- Justiça determina que Amom retire vídeo em que entrega laranja a Wilker Barreto
Em resposta à Rede Onda Digital, o CACC informou que, até o momento, apenas Amom e Wilker assinaram, mas o Comitê seguirá aguardando a resposta dos outros candidatos ao longo da campanha eleitoral.
Entre os 24 compromissos listados no texto, destacam-se:
- Transparência e Governança Pública: Melhorar a posição de Manaus no Índice de Transparência e Boa Governança Pública.
- Ética na campanha eleitoral: Realizar campanhas eleitorais sem o uso de caixa dois e sem abuso do poder político e econômico.
- Participação popular: Ampliar a participação da sociedade nas decisões orçamentárias, incluindo a elaboração do Plano Plurianual (PPA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
- Geração de emprego e renda: Implementar políticas públicas para a geração de emprego e renda, especialmente para os países mais vulneráveis, e fomentar a participação de micro, pequenas e médias empresas nas compras públicas.
- Inclusão social: Promover a inclusão social de mulheres, negros e povos originários, garantindo melhores oportunidades de acesso à educação, moradia e mercado de trabalho.
- Defesa da Zona Franca de Manaus: Defensor do modelo econômico da Zona Franca, crucial para a geração de empregos e para a economia local.
- Mobilidade urbana : Melhorar a mobilidade urbana com intervenções e obras viárias, priorizando o transporte coletivo.
- Saúde e educação: Ampliar a cobertura da saúde básica de 75% para 100% da população e aumentar o número de creches públicas.
- Revitalização do Centro Histórico : Preservar e revitalizar o Centro Histórico de Manaus, ordenando o comércio informal e incentivando atividades comerciais e culturais.
Confira o documento completo aqui