Líder da Frente Parlamentar Evangélica (FPE) no Congresso, o deputado federal Silas Câmara, presidente estadual do Republicanos-AM, declarou apoio ao prefeito de Manaus e candidato à reeleição, David Almeida (Avante), na noite desta quinta-feira (17/10), em comício na zona Norte da cidade. Acompanhado de pastores de congregações evangélicas, como a Igreja Assembleia de Deus no Amazonas , e de líderes do “Movimento Cristão de Direita a Favor da Liberdade”, o atual chefe do Poder Executivo Municipal ganhou mais força do eleitorado cristão para o segundo turno das eleições.
Em cima do palanque como se estivesse em uma pregação, Silas Câmara se dirigiu ao numeroso público, formado por fiéis e apoiadores, que ocupou o Espaço Via Torres, no bairro Cidade Nova, com falas de devoção. Ele exaltou o prefeito da capital amazonense como um “servo de Deus”.
“Meus irmãos, líderes [evangélicos], homens e mulheres, a palavra qual é: aliança […] A partir de hoje a terra do povo de Deus é de Manaus”, afirmou Silas, ao se unir oficialmente à campanha de David Almeida a 10 dias do segundo turno.
Em entrevista à imprensa, o deputado do Republicanos detalhou o alcance da comunidade evangélica em Manaus e o impacto dos eleitores de centenas de congregações para o pleito. Silas Câmara mencionou algumas igrejas presentes no evento de apoio à candidatura do prefeito de Manaus.
“Mais de 14 mil líderes de cerca de 3 mil templos. Só a Assembleia de Deus são 1.200 templos em Manaus e mais 800 igrejas independentes, mais [Igreja do Evangelho] Quadrangular, [Igreja] Internacional [da Graça de Deus], [Assembleia de Deus Ministério de] Madureira, enfim. Portanto, um evento robusto que mostra a força da comunidade evangélica na cidade de Manaus. Somos segundo as estatísticas 46% da população, portanto, cerca de 460 a 500 mil eleitores [evangélicos] que aqui estão representados”, disse Silas.
O deputado federal informou que os filiados do partido Republicanos estão liberados para decidir quem irão apoiar no segundo turno das eleições municipais, em que David Almeida enfrentará o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL). Mas a maioria dos integrantes da legenda, conforme Silas Câmara, também apoiam a reeleição do prefeito.
“O Republicanos está liberado, mas uma boa quantidade das pessoas [candidatos do partido] que concorreram à eleição há pouco tempo para vereador [de Manaus] estão desse lado [de David Almeida]. Portanto, eu estando assim como presidente do partido e como cristão, com certeza, expresso tanto o desejo do partido quanto também do povo do Republicanos”, disse Silas.
Leia mais:
Deputado Silas Câmara recebe alta após cirurgia cardíaca e agradece apoio
Silas Câmara segue internado após sofrer grave insuficiência cardíaca
No primeiro turno da disputa à Prefeitura de Manaus, Silas Câmara e o partido Republicanos tinham apoiado o deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), derrotado nas urnas ao ficar em quarto lugar. O Republicanos integrava uma das várias legendas que compuseram o arco de alianças de Cidade durante a campanha eleitoral.
No discurso ao público no Espaço Via Torres, David Almeida, que se autodeclara cristão, conservador e de direita, afirmou que são as ideais e atitudes que definem quem pertence à direita ou esquerda na política. O prefeito de Manaus garantiu que independente do alinhamento ideológico ou religião das pessoas governará para todos.
“Eu sou o prefeito de todos. De quem vota em mim, de quem não vota em mim, eu sou prefeito do católico, do evangélico, eu vou ser o prefeito de quem tem pensamento de esquerda e de direita. O prefeito da unidade da cidade de Manaus e essa reunião [comício] confirma tudo isso”, declarou.
“A ovelha tem que seguir o chamado e a orientação do pastor”, afirmou o prefeito de Manaus, David Almeida, quando ainda estava no palanque ao convocar todos os apoiadores para votar no dia 27 deste mês.