O ex-deputado federal e bolsonarista, Delegado Pablo (PL) pretende voltar à cena política do Amazonas. Sem mandato desde que não conseguiu a reeleição ao Congresso Nacional em 2022, o delegado da Polícia Federal agora mira uma cadeira na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Ao anunciar a pré-candidatura, em seu escritório político na zona Centro-Sul de Manaus, na tarde da última quinta-feira (16/05), o ex-parlamentar afirmou que tem que subir o nível do debate na CMM.
“Algumas pessoas me questionaram se não seria um plano menor ser vereador, tendo passado pela câmara federal. Eu já penso de maneira diferente. Eu acho que a câmara de vereadores tem que subir o nível. A gente vê discussões ali que parecem briga de vizinhos e conversas que esquecem os problemas verdadeiros da cidade de Manaus”, disse.
“Acredito que a renovação que a câmara vai passar, ou a presença de políticos que lá podem permanecer, vai com certeza subir o nível da câmara, não só do debate, mas sim das pautas importantes que precisam ser defendidas. É nesse ponto que acho que posso trazer a experiência que tive na câmara federal por quatro anos”, completou.
📌Delegado Pablo oficializa pré-candidatura a vereador e diz: “A câmara tem que subir o nível" pic.twitter.com/jVPUlQemQM
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) May 17, 2024
Saiba mais:
“Fala de Alckmin atinge diretamente a ZFM”, diz Delegado Pablo
Delegado Pablo: “Por causa do STF, a liberdade de expressão acabou”
Sem mandato e de volta para a função de delegado, onde esteve afastado por quatro anos, Pablo declarou que aproveitou o tempo para acompanhar os trabalhos dos 41 vereadores. A experiência adquirida durante o primeiro mandato em Brasília deixou o político bolsonarista crítico e nada satisfeito com os representantes do povo manauara.
“Eu acho que os vereadores, agora pela primeira vez com a participação da mídia, estão tendo que prestar contas do seu mandato. Antigamente, nós tínhamos dois tipos de vereadores: os que eram contra o prefeito e os à favor do prefeito. Eu vejo até hoje ainda assim, muitos vereadores não tem compromisso algum com a realidade do povo de Manaus. Isso precisa mudar. Temos que escolher vereadores que estejam comprometidos com o que é interesse do povo da cidade de Manaus. Não só apoie o prefeito, ou deixe de apoiar. Tanto é que se você sair pelas ruas perguntando das pessoas, a maior parte das pessoas não sabem o nome de um vereador sequer. Porque esses vereadores não trabalham verdadeiramente pelo povo de Manaus”,analisou.
Base é a direita
Com 151.649 votos recebidos na eleição de 2018 e 43.521 votos em 2022, quando era do União Brasil, o delegado disse não possuir bases nos bairros de Manaus. O ex-parlamentar vai contar com a votação do público da direita e admirador do ex-presidente Jair Bolsonaro.
“A gente nunca deixa de ser delegado federal. Então, não me elegendo, voltei à cadeira de delegado, o que é um orgulho para mim. E nesse ano de 2023 viajei o interior inteiro. E minha aliança principal é com o nosso público de direita. É aquele que vai de graça lá para o estádio assistir o Bolsonaro, é aquele que produz sua própria camisa, aquele que está fazendo da política aquilo que ele sente mais importante; pulsa no coração do direitista fazer política. Por isso que essa questão de fundo (eleitoral), havendo ou não havendo, a gente vai fazer campanha do mesmo jeito. A gente sabe que o nosso eleitorado de direita corresponde às pessoas que assim levantam essa bandeira”, explicou Pablo, que ainda disse esperar Bolsonaro em Manaus para potencializar a campanha do movimento de direita.