O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), recebeu a aprovação oficial da sua candidatura à reeleição, tornando-se o primeiro entre os concorrentes a obter o deferimento da Justiça Eleitoral, na sexta-feira (23/08).
A confirmação do registro é um passo importante para os candidatos, pois é nesse momento que a Justiça Eleitoral verifica o cumprimento dos requisitos necessários para a participação na disputa. Durante essa fase, é permitido que o Ministério Público Eleitoral (MPE) ou qualquer cidadão impugne a candidatura, questionando eventuais falhas no cumprimento das exigências. No caso de David Almeida, nenhum questionamento foi registrado, o que facilitou a aprovação de sua candidatura.
Saiba mais:
- Prefeito promete academia popular e distribuição de “Whey protein” em Eirunepé
- Eleições 2024: Mais de 800 candidaturas já foram julgadas no AM; 7,2 mil ainda aguardam julgamento
Na segunda-feira (26), o juiz Rafael Raposo também aceitou o pedido de registro de candidatura de Wilker Barreto, que concorre pelo partido Mobiliza. Assim como no caso de Almeida, o magistrado considerou que Barreto atendeu a todos os requisitos necessários para disputar a eleição.
Outros cinco candidatos ainda aguardam a decisão da Justiça Eleitoral. O MPE já emitiu pareceres favoráveis aos pedidos de Marcelo Ramos (PT) e Roberto Cidade (União Brasil), que devem ser analisados por Raposo nos próximos dias. Enquanto isso, os candidatos Amom Mandel (Cidadania) e Gilberto Vasconcelos (PSTU) ainda aguardam a manifestação do Ministério Público Eleitoral sobre suas candidaturas.